A Polícia Militar através do Pelotão da Cavalaria, localizado em Feira de Santana, colocou em prática o Programa ‘EcoVida’, onde uma equipe formada por policiais militares com formação em fisioterapia, psicologia e enfermagem, ministram aulas de equoterapia durante três dias da semana (manhãs de terças, quartas e quintas-feiras) na Fazenda da PM, no município de São José.
Atualmente quinze pacientes portadores de patologias como síndrome de down, paralisia cerebral e autismo, que integram organizações não governamentais da cidade como a APAE, Cromossomos 21 e Crescer Cidadão, participam de atividades multidisciplinares. Segundo o comandante da Cavalaria e também médico veterinário, tenente Sardinha, os efeitos da equoterapia são extremamente satisfatórios. “O objetivo é ampliar o programa para atuar em tempo integral”, salientou.
A equoterapia trabalha o desenvolvimento dos movimentos tridimensionais do paciente por meio do cavalgar dos cavalos e as atividades laborais realizadas estimulam o centro nervoso. Adailton Pereira, pai do paciente Alisson (24 anos), portador da síndrome de down, garante que a autoestima de seu filho melhorou bastante depois do tratamento equoterápico. “Meu filho não tem mais dificuldades em levantar pela manhã, e fica muito feliz quando vem para a fazenda. A Polícia Militar está de parabéns por ter uma equipe especializada”, declarou emocionado.
Site/PMBA
Nenhum comentário:
Postar um comentário