Translate

Comentário: Tenente Coronel André sobre o texto "Em Nome da Audiência"

Você está de parabéns pelo texo. Lí atentamente suas reflexões estão muito boas; é isto aí mesmo. Percebo que algumas empresas de comunicação teimam em depreciar o papel da Polícia. Ora, Polícia é uma Instituição, Policial Civil ou Militar é uma condição. Alías! lembro-me de um velho Coronel, que durante a nossa formação nos anos 70(considerado anos de chumbo) nos dizia: " meus filhos! militar é o civil, cuja a farda não deve encobrir , militar é uma condição, somos todos registrados no Cartório dos Registros Civís".
Percebo que na realidade o que existe é uma grande DESSINTELIGÊNCIA entre os operadores da mídia e a Polícia. Por falta, talvez, de reflexão sob o fazer de cada um, ainda não perceberam que tanto a Polícia quanto a Imprensa, defendem um dos bens mais preciosos da humanidade: A LIBERDADE. Uma a de expressão, que move o SER em toda a sua inteireza; a outra, a de IR e VIR que garante a mobilidade e preserva a existência do SER material. Então por que denegrir a imagem da Polícia. Seres humanos cometem erros e acertos em qualquer Instituição, dêsde os primórdios dos tempos. Tento encontrar algumas respostas:

A) Atender interesses político, comercial e/ou ideológico dos donos da midia ou das elites dominantes e, em muitos casos, quem sabe, do Crime Organizado? ou será que falar mal de Polícia numa ação sensacionalista, para os incautos, passa a ser uma das melhores forma de repasse  da Responsabilidade Política pela histórica má gestão do bem comum? Nestes casos, mascara e desvia o foco já que a educação da família brasileira não percebeu que a Polícia é sua primeira linha de defesa.

B)È bem de ver que esta elite exige do policial um modelo de capataz; sim..., daqueles de "Casa Grande e Senzala" que fustigava o escravo para manter a produtividade. É esta mesma elite  que exige dele a máxima proteção de sua propriedade privada e a perpetuação de seus privilégios. É esta mesma elite que o despresa e denigre a sua imagem perante a opinião pública, levantando hipóteses de generalizada decadência e corrupção, antes mesmos das apurações e das provas nos casos individuais. 
É lamentável o gozo cínico e patológico de quem devia contribuir para a construção da cidadania e promover a ação civilizatória.



Do mesmo autor:
Tentativa de redução do papel da Polícia 

                                                               André S. Santos - TEN CEL RRPM