Em pleno dia dos namorados, neste domingo (12), em protesto contra as péssimas condições de trabalho, baixíssimos salários, e em pró da anistia pela participação no movimento dos dias 3 e 4, cerca de 27 mil pessoas, Bombeiros e sociedade, fizeram a Passeata da Liberdade, em Copacabana.
Durante a passeata, com suas adesões ao movimento, as comunidades de Copacabana, Bairro Peixoto e leme, deixaram claro que não concordam com a definição de vândalos, empregada pelo Governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral aos Bombeiros.
O Observatório da Cidadania da Bahia se fez presente, mostrando, além de solidariedade, que a luta não é apenas dos Bombeiros Cariocas, mas da família miliciana em todo Brasil.
“Na verdade, a grande causa que ganha força com esse importante debate promovido pelos bombeiros cariocas é a PEC 300. Afinal, o drama que passa os operadores da segurança pública cariocas (com um salário líquido de R$ 950) ocorre de maneira similar em todo o Brasil, inclusive na Bahia. Portanto, quem deve ajudar na solução dos baixos salários praticados é o governo federal.
Anistia já para os 439 bombeiros indevidamente presos no RJ e aprovação imediata da nossa PEC300! Caso os governadores e a presidenta Dilma continuem a agir com o atual descaso para com a classe policial, infelizmente, vamos conviver em todo Brasil com movimentos grevistas como o que ocorreu aqui na Bahia há dez anos (2001)”. Observatório da Cidadania da Bahia.
Jaguaraci Barbosa