Translate

quinta-feira, 12 de maio de 2016

ARMA DE HERÓIS - 10/5 - Dia da Cavalaria

Nos tempos primórdios o homem sentiu a necessidade de combater em vantagem perante ao seu inimigo, de forma a aperfeiçoar o seu desempenho. Assim, oriundo da palavra sânscrita “AKVA”, criou-se a arma de CAVALARIA, na qual se combatia inicialmente em cima de animais de grande porte, como o elefante e, posteriormente, sobre o nobre amigo, o cavalo, garantindo a mobilidade e o poder de choque.



No Brasil, a Cavalaria surgiu após o conflito com os holandeses em Pernambuco no século XVIII, com a criação do Regimento de Dragões, situado no Rio de Janeiro, a fim de preservar a ordem e garantir o cumprimento das leis. Na Polícia Militar da Bahia, em 1835, com a reorganização do Corpo de Polícia da Província da Bahia, foram estabelecidas as Companhias de Infantaria e Cavalaria, armas que estão representadas no Estandarte Histórico da nossa APM. 


Atualmente, a Polícia Militar da Bahia conta com o Esquadrões de Policiamento Montado na capital e interior, o qual foi ressurgido em 1987, desempenhando o processo de policiamento ostensivo montado, sendo considerada a “especializada das especializadas”, causando um forte impacto psicológico favorável ao Policiamento Ostensivo Ordinário. 

O TC PM Pedro Fonsêca, Subcomandante e Diretor Adjunto desta Casa do Saber possui em seu currículo a nobre experiência de comandar o Esquadrão de Polícia Montada e destacou a importância da Cavalaria no emprego ordinário, especial e extraordinário, além de "o papel social desenvolvido por aquela Especializada, como por exemplo, a Equoterapia, reflete positivamente na imagem da Corporação" e ressaltou também que "a APM tem a satisfação de ter em suas fileiras um número considerável de oficiais, alunos-a-oficial e praças cavalarianos, inclusive, nosso Comandante e Diretor, Cel PM Guimarães, detém o brevê do Curso de Tropa Montada, Turma 2006, e é assíduo no contato com o cavalo, participando de muitas cavalgadas".

"O Policiamento Montado é um processo de alta ostensividade, que de forma preventiva traz pela sua simples presença a sensação de segurança à sociedade, e se mostra extremamente eficiente na repressão, um bom exemplo são as ações de CDC, diante disto, é imprescindível que os futuros oficiais da PMBA detenham conhecimentos básicos sobre esta arma ligeira", afirmou a Cap PM Bruna, instrutora da componente curricular Policiamento Montado da APM.

No dia 10 de maio comemora-se o dia da Arma de Heróis, data de nascimento do Legendário Manuel Luís Osório, o qual jamais perdeu um combate em que esteve à frente, sendo considerado o patrono da invicta arma de Cavalaria.

“Se rei não és do campo na amplidão. Se te falta a coragem do leão e o penetrante olhar da águia não tens, quando a caminho para luta vens, digo-te então, erraste a vocação! Para trás!Chora em vão teu desengano. Não serás nunca um Cavalariano!”

Parabéns aos cavalarianos e que nossos estribos se choquem em cavalgadas futuras! HIPO! CAVALARIA! BRASIL!

Texto: Al Of PM Mense - n.º 05, 3º CFOPM
Al Of PM Clemente - n.º 04, 3º CFOPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog