Translate

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

POLICIAL DO BOPE É PRIMEIRO COLOCADO EM CURSO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS NO CHILE

O Capitão Rogério Nogueira, lotado no BOPE da Polícia Militar do Distrito Federal, foi o primeiro colocado no “Curso de Operaciones Policiales Especiales” dos Carabineros do Chile, instituição policial chilena. Com duração de 12 meses, o curso é certificado como Especialização e reconhecido por ser um dos mais longos do mundo. As adversidades e desafios extremos vividos pelos policiais nas quatro estações do ano, que são bem definidas, têm como programação períodos práticos em selva, deserto, neve, mar e montanha, além das matérias práticas e teóricas de desativação de explosivos, investigação pós detonação, mergulho, paraquedismo, tiro, ações táticas, resgate e socorros de urgência, entre outras disciplinas.


Tal curso representa o processo de seleção e treinamento de carabineros para comporem a unidade de operações especiais da instituição, responsável por ocorrências de alta complexidade envolvendo desativação de explosivos, resgate de reféns, busca e resgate em áreas de difícil entre outras atividades. Capitão Rogério assegura que os momentos mais difíceis aconteceram nas ações executadas no frio. “No inverno chileno realizamos exercícios em elevadas altitudes nas Cordilheiras, com temperaturas negativas em águas congelantes e neve. No entanto, para um policial que já é formado caveira, desistir não é sequer cogitado, pois representamos nosso país, nossa instituição e nossa caveira”.

Dos 50 alunos que iniciaram em janeiro de 2017, apenas 24 lograram êxito chegando ao fim do curso especial, que se encerrou ao final de dezembro, dos quais 16 eram carabineros chilenos, oito eram estrangeiros do México, Panamá, Equador, Argentina e o capitão Rogério como único brasileiro participante. Na cerimônia de encerramento, o capitão recebeu das mãos do General Diretor o prêmio de primeiro lugar do curso.

Este tipo de intercâmbio é parte essencial da doutrina de operações especiais do BOPE da PMDF, que busca manter-se atualizado quanto a técnicas, táticas e equipamentos realizando cursos, intercâmbios ou visitas a distintas unidades brasileiras e estrangeiras, onde o produto é sempre a busca por um melhor serviço prestado pelo BOPE e pela PMDF à população do Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog