Translate

sexta-feira, 8 de junho de 2018

A violência social e culpa da polícia

Jaguaraci Barbosa
Ouvi-se os questionamentos  da sociedade e da imprensa quanto a falta de policiamento. É fato que temos uma carência de efetivo em todas as polícias, o  que dá certa validade à reclamação. Evidente também é o esforço diuturno que, em geral, homens e mulheres das polícias dedicam no combate da criminalidade, alguns veículos de comunicação dão grande publicidade ao referido esforço, isso corrobora com o que digo. 


Não obstante a visão do homem médio, que impera na sociedade, os jornalistas e radialistas e blogueiros... que, a exemplo dos policiais, militam na área de segurança diariamente e conhecem o trabalho policial, não devem ter uma visão tão minimalista do que é segurança pública, a ponto de simplificar a solução dos problemas desta a ação das polícias.  Uma boa leitura é o conceito de Segurança Humana Multidimensional, que explícita a gama de órgãos, esfera de poder  e vetores sociais envolvidos na temática. 

Óbvio que a dinâmica social exige informações rápidas e constantes dos veículos de comunicação, todavia há pautas distintas que devem ser exploradas, a exemplo de um pesquisa quanto a reincidência e número de prisões pelas quais normalmente passa um indivíduo antes de cometer um crime grave: homicídio, sequestro, estupro, roubo de grande monta. Ou seja, eles são tirados das ruas inúmeras vezes antes de tais atos. Resta refletir: a culpa é de quem tem a responsabilidade de conduzir a prisão ou daqueles fazem as leis e dos que devem homologar a reclusão?

Está mais do que na hora de os formadores de opinião, a imprensa e um dos mais importantes, fomentar amplitude na visão da  problemática na sociedade e exigir mudanças na segurança pública que vão muito além de mais policiais, viaturas, presídios, equipamentos policiais, que têm sua importâcia, diga-se de passagem, e voltar-se a cobrança de politicas que possibilitem punições mais severas, um sistema prisional auto sustentável, para desonerar o contribuinte, que seja capaz de recuperar presos com potencial de reinserção na sociedade,  investimentos em educação de qualidade, em cultura, em lazer... Responda, é da polícia a culpa do quadro de violência social?

Nenhum comentário:

Postar um comentário