Translate

terça-feira, 30 de junho de 2015

CORONEL CHEFE DO ESTADO MAIOR DA PMERJ É A FAVOR DA DESMILITARIZAÇÃO E CRITICA POLÍTICA DE GUERRA ÀS DROGAS

O coronel Robson Rodrigues, chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, concedeu entrevista ao Jornal Extra, do mesmo estado. Na matéria, com o título “Número dois da PM do Rio admite erros nas UPPs, elogia desmilitarização e critica política de guerra às drogas: ‘Fracasso’”, ele mostra algo muito importante para o atual cenário das polícias brasileiras: a mudança de pensamento de policiais da alta cúpula de algumas corporações, o que pode, enfim, ensejar mudanças.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

De serviço: PM é encontrado com tiro na cabeça em Conquista

Jaguaraci Barbosa
Hoje (26), o policial militar Hudson, em serviço, próximo a Base da CAESG, foi encontrado com um tiro na cabeça e socorrido ao municipal de Conquista, onde está sendo submetido a processo cirúrgico. 

PM apreende explosivos e drogas em casa na Santa Mônica

A Polícia Militar apreendeu nesta quarta-feira (24) explosivos e drogas numa residência no bairro de Santa Mônica, em Salvador. Um indivíduo fugiu ao perceber a presença dos policiais durante uma incursão de uma guarnição da 37ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Liberdade) na localidade do Tampão, por volta das 17h30.

Solenidade forma 44 Cabos da Polícia Militar

Na manhã desta quinta-feira (25), a Polícia Militar da Bahia realizou uma solenidade de formatura de 44 cabos do Curso Especial de Formação de Cabos 2015.1, na sede do 9º Batalhão Escola, em Vitória da Conquista.

Suspeito diz que matou policial para pagar dívida ao PCC

Conforme o delegado Jean Souza, a polícia está colhendo detalhes e as investigações estão sendo feitas para saber se a morte do policial pode ter ligação com a atuação dele naquela região contra o tráfico de drogas



Daniela Cardoso
Maurício Silva Santos, 22 anos, um dos suspeitos de matar o policial militar José Robson dos Santos Costa, 41 anos, na noite de quarta-feira (24), quando ele participava de uma festa junina na casa de familiares em Caldas do Jorro, na cidade de Tucano, confessou em depoimento na delegacia sua participação no crime. Ele foi preso no final da tarde desta quinta (25) no Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, e informou que praticou o crime para pagar uma dívida de 15 mil reais que tinha com a Facção Primeiro Comando da Capital (PCC) de São Paulo.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Bope estreia farda verde camuflada em substituição à preta


Novo uniforme dá mais proteção a policiais e responde a migração de traficantes para área de matas

Os policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) estrearam nesta segunda-feira a nova farda verde camuflada que passarão a usar como uniforme principal da unidade, em substituição à conhecida farda preta. A primeira operação dos “caveiras” com a nova vestimenta foi na Praça Seca (zona oeste), esta manhã, em uma ação do Comando de Operações Especiais (COE). ÉPOCA mostrou no fim de 2013 o projeto do Bope de trocar sua farda tradicional.

Comandante geral visita policiais enfermos em Santo Antônio de Jesus

Na tarde desta terça (23) o comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, visitou, em suas residências, dois policiais militares pertencentes ao 14º Batalhão da PM/Santo Antônio de Jesus que se encontram enfermos. Brandão estava acompanhado do comandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana de Salvador (CPRMS), coronel Luziel Andrade, do comandante do 14º BPM, tenente coronel Adalberto Pitton, e do subcomandante, capitão Sávio.

PM prende mulher em flagrante por tráfico de drogas

Por volta de 1h40 do último sábado (20), policiais militares do Pelotão Especial (PETO) da 39ª CIPM Imbui/Boca do Rio, durante incursão de rotina na localidade conhecida como ‘’Morro do Borel’’, na Boca do Rio – próximo ao centro de Convenções – prenderam em flagrante Josemeire Araújo de Sales, de 19 anos, comercializando drogas no local.

PM da CIPE-Litoral Norte é assassinado em Caldas do Jorro

Jaguaraci Barbosa

Na noite desta quarta-feira (24), no distrito de Caldas do Jorro, o Soldado PM José Robson dos Santos Costa, foi morto por dois homens. O Soldado estava de folga, com a família e amigos em uma casa na localidade, quando os assassinos entraram na residência, com armas longas e pistola, perguntaram pelo policial, que ao tentar reagir foi executado com um tiro de calibre 12 no peito.

sábado, 20 de junho de 2015

Major dis que PM é 'cidadão de 2ª classe aprisionado pelo militarismo


O ator e dublador, Guilherme Briggs, divulgou na madrugada desta segunda-feira (17) uma mensagem que recebeu do Major da Polícia Militar da Paraíba, Marcus Azevedo, que fala dos protestos espalhados pelo Brasil e da postura da PM diante dos ocorridos.
Briggs tem publicado em sua página no Facebook, inúmeras referências aos protestos e as vítimas da violência abusiva da PM. Então o ator revela a seguinte mensagem:
Recebi esta comovente mensagem do Major da Polícia da Paraíba, Marcus Azevedo, cidadão consciente, digno, trabalhador e respeitador. É com muito prazer que compartilho com vocês aqui da página o que ele me escreveu:

"É, caro Briggs. Sou seu fã há tempos, desde "pequenininho" (tenho quase sua idade ) e sou Major da Polícia Militar da Paraíba. Teremos protestos aqui, mas temos também um histórico 
de nunca ter havido confronto com manifestantes, então cremos que tudo sairá em paz. Pouca gente não sabe de nossa realidade. Somos militares porque os governantes de hoje, a esquerda que foi oprimida pelos militares, e promulgou a Constituição de 1988, preferiu nos deixar militares, pois assim não temos direitos de cidadão. Podemos ser presos administrativamente, podemos ser presos por motim se recusarmos cumprir odens. Não temos direito a Habeas corpus se a prisão for administrativa.
Nosso regulamento discipĺinar tem o dobro da idade da Constituição, e nada a ver com ela. Podemos ser expulsos por muito pouca coisa, e ver nossas famílias a míngua. estamos submetidos a dois códigos penais (o civil e o militar). Não podemos nos filiar a partidos, nem a nos sindicalizar, ou o direito a greve. Quando há manisfestações nossas, somos tratados como amotinados, e ai, como já houve em vários locais, o exército é colocado contra nós, pois além de tudo, somos fiscalizados por eles. Enfim, somos cidadãos de 2ª classe, e com tão menos direitos do que qualquer cidadão brasileiro, é muito dificil achar quem queira se colocar a frente de qualquer coisa.
Enfim, como em Minas Gerais, que a Coronel Cláudia pode ser punida por desobedecer a justiça e permitir manifestações (que terminou em paz, e se tivesse qualquer quebra-quebra, a cabeça dela já teria rolado) tenho certeza que, se não houver vandalismo, muitas policias não oporão resistência, então, pedimos também a compreensão de todos. E obrigado, caro Briggs, pela pessoa maravilhosa que você é, e não me veja diferente pela farda que eu visto, que eu preferia fosse de uma policia verdadeiramente cidadã, sem esse militarismo que nos aprisiona em nossos uniformes."
Em seguida, o ator agradece e responde ao policial:
Que lindo texto, querido Marcus Azevedo. Lindo e comovente, muito obrigado por ter escrito aqui, eu gostei muito e saiba que respeito você e seus colegas e sei de seu esforço e trabalho contínuo nessas condições tão precárias e injustas com vocês. Meu protesto não é contra a polícia em geral e sim contra profissionais agressivos e despreparados da corporação, os que envergonham a farda, que deve sempre se mostrar limpa, pura, defensora, guardiã dos cidadãos de todas as cidades. Os policiais como você, meu querido, são nossos anjos protetores de carne e osso e merecem todo o respeito e direitos. Um grande abraço, com muito carinho!

Pedro Callado

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Policial militar reage a assalto em mercadinho

O Policial Militar estava com sua filha realizando compras em um mercadinho. Quando foram surpreendidos por dois indivíduos armados que anunciaram o assalto. Imediatamente, o PM, na primeira oportunidade enquadrou um dos suspeitos e atirou no segundo que resistiu à ordem de prisão.

Consulesa americana conhece projetos sociais da BCS Itinga

A Consulesa para Assuntos Políticos e Econômicos dos Estados Unidos, Amy Radetsky, visita nesta quinta-feira (11), às 15h, a Base Comunitária de Segurança (BCS) de Itinga com o objetivo de conhecer os projetos sociais desenvolvidos no bairro junto à comunidade.

Polícia Militar apreende trio de adolescentes acusado de incendiar ônibus

Três adolescentes com idades entre 15 e 17 anos acusados de incendiar dois ônibus no Engenho Velho da Federação foram apreendidos, na tarde desta quinta-feira (11), por policiais militares da 41ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM)/Federação. 

quinta-feira, 11 de junho de 2015

CICLO COMPLETO DE PERSECUÇÃO CRIMINAL DE POLÍCIA NO BRASIL

Temos visto, presenciado e participado, ao longo das últimas décadas no Brasil, das polêmicas em torno da segurança pública. Várias são as teses e linhas de discussão. Algumas coerentes, outras nem tanto. Algumas realmente querem enfrentar o problema de maneira concreta outras, no entanto, somente giram em torno de formulas irreais sem quaisquer condições concretas de serem colocadas em prática, pois o tema é complexo e está entre as maiores demandas atuais da sociedade, e bem por isso terreno fértil para oportunistas conseguirem seus momentos de glória com espaço precioso no cenário nacional.

Arquivo do blog