Translate

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Policial militar reage a assalto em mercadinho

O Policial Militar estava com sua filha realizando compras em um mercadinho. Quando foram surpreendidos por dois indivíduos armados que anunciaram o assalto. Imediatamente, o PM, na primeira oportunidade enquadrou um dos suspeitos e atirou no segundo que resistiu à ordem de prisão.




Como sempre digo, é muito fácil analisar as ocorrências, estando no conforto do lar e sem pressão! Mas, por sermos instrutores, e termos à disposição ferramentas de longo alcance e que esta pode ser utilizada como mais uma ferramenta de APRENDIZAGEM POLICIAL, entendo que, o Policial uma vez treinado e capacitado para exercer a função, passa a ser fator determinante no sucesso dos atendimentos a ocorrências;

Sei que, mais do que atribuir responsabilidades a quem esforçadamente tenta cumprir um dever para o qual pode não estar preparado, é necessário reavaliar os processos de seleção, formação e implementar ações periódicas de treino e reavaliação.

Análise da desta ocorrência policial:
Primeiro alerta que faço é que, JAMAIS devemos descuidar da segurança! Claro que é impossível estar 100% ligado! Mas, ao adotarmos alguns protocolos à nossas ações, algumas destas ações passam a ficar mecânicas, quase que automáticas. No início parece ser muitas orientações, mas com o tempo, e com a repetição necessária, estes comportamentos passam a virar rotina! (rotina positiva diga-se de passagem!!).

Não sei se o policial do referido vídeo já frequentou este estabelecimento anteriormente ou se era a primeira ida dele. De qualquer maneira, é importante salientar a importância de "filmar" o local que frequentamos rotineiramente. Quando digo filmar, é analisar o ambiente com um “radar policial”, o famoso tirocínio.

Como diz um amigo meu, "aborde as pessoas e o local com os olhos!". Analise tudo! Conheça o local e simule possíveis ações/reações. Conheça as variáveis do local, as limitações do ambiente, bem com as suas limitações!

Antes de reagir, o policial deve analisar a oportunidade, a necessidade, e o risco ao reagir. Se ao fizer esta análise você perceber que os resultados/consequências de sua ação/reação poderão ser PIORES do que o próprio problema em si, então nem faça! Ou seja, lutar contra um número muito superior a você e mais fortemente armado. Há muitas pessoas no local que poderão ser atingidas na ação, ou você perceber que não há como você se proteger adequadamente. É temerário! Se nesta análise (que é MUITO RÁPIDA), você conseguir equilibrar legalidade/necessidade/técnica e oportunidade, ÓTIMO! Entre em ação, e sobreviva!

Primeira regra, não ficar de costas para a porta (entrada/saída) do estabelecimento. Segundo, JAMAIS subestime o inimigo! Neste caso do vídeo, o policial fez a atuação contra o suspeito, porém, havia outro dando cobertura. Na maioria dos casos, uma segunda ou terceira pessoa dando cobertura, fique atento! Ao verbalizar com um suspeito, ou mesmo agir/reagir contra um suspeito, não baixe a guarda e fique esperto para um segundo ou terceiro bandido dando cobertura ao primeiro. Atue protegido! Busque abrigos (protege contra arma de fogo) e solicite reforço imediatamente! Recolha o armamento se houver (para que não suma do local do crime e/ou seja utilizado pelo próprio suspeito, ou mesmo, para que outra pessoa não se acidente). E havendo suspeitos baleados, acione o socorro médico (respaldar a ação policial e ajuda em um eventual processo).

Antes de adentrar nestes ambientes para realizar comprar rápidas, dê uma olhada no perímetro (dentro e fora), aguarde, faça uma leitura do cenário, planeje o que você fará no local, de preferência já deixe previamente anotado que você vai comprar e/ou procurar, se possível, já deixe o dinheiro separado e de preferência, já devidamente trocado (para que não leve mais tempo que o necessário para trocar ou que não seja necessário esperar para trocar o dinheiro e com isso, seja forçado a permanecer mais tempo que o recomendado. Se for pagar em cartão, já deixe separado.

Sobre as técnicas aqui passadas digo o seguinte: Melhor você dominar uma habilidade que PODE NÃO SER necessária do que TER A NECESSIDADE de uma habilidade que NÃO é dominada!

Parabéns ao Policial! Menos um para atormentar os cidadãos de bem!
Um forte abraço a todos!

Capitão PM Alden

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog