Translate

sábado, 20 de junho de 2015

Major dis que PM é 'cidadão de 2ª classe aprisionado pelo militarismo


O ator e dublador, Guilherme Briggs, divulgou na madrugada desta segunda-feira (17) uma mensagem que recebeu do Major da Polícia Militar da Paraíba, Marcus Azevedo, que fala dos protestos espalhados pelo Brasil e da postura da PM diante dos ocorridos.
Briggs tem publicado em sua página no Facebook, inúmeras referências aos protestos e as vítimas da violência abusiva da PM. Então o ator revela a seguinte mensagem:
Recebi esta comovente mensagem do Major da Polícia da Paraíba, Marcus Azevedo, cidadão consciente, digno, trabalhador e respeitador. É com muito prazer que compartilho com vocês aqui da página o que ele me escreveu:

"É, caro Briggs. Sou seu fã há tempos, desde "pequenininho" (tenho quase sua idade ) e sou Major da Polícia Militar da Paraíba. Teremos protestos aqui, mas temos também um histórico 
de nunca ter havido confronto com manifestantes, então cremos que tudo sairá em paz. Pouca gente não sabe de nossa realidade. Somos militares porque os governantes de hoje, a esquerda que foi oprimida pelos militares, e promulgou a Constituição de 1988, preferiu nos deixar militares, pois assim não temos direitos de cidadão. Podemos ser presos administrativamente, podemos ser presos por motim se recusarmos cumprir odens. Não temos direito a Habeas corpus se a prisão for administrativa.
Nosso regulamento discipĺinar tem o dobro da idade da Constituição, e nada a ver com ela. Podemos ser expulsos por muito pouca coisa, e ver nossas famílias a míngua. estamos submetidos a dois códigos penais (o civil e o militar). Não podemos nos filiar a partidos, nem a nos sindicalizar, ou o direito a greve. Quando há manisfestações nossas, somos tratados como amotinados, e ai, como já houve em vários locais, o exército é colocado contra nós, pois além de tudo, somos fiscalizados por eles. Enfim, somos cidadãos de 2ª classe, e com tão menos direitos do que qualquer cidadão brasileiro, é muito dificil achar quem queira se colocar a frente de qualquer coisa.
Enfim, como em Minas Gerais, que a Coronel Cláudia pode ser punida por desobedecer a justiça e permitir manifestações (que terminou em paz, e se tivesse qualquer quebra-quebra, a cabeça dela já teria rolado) tenho certeza que, se não houver vandalismo, muitas policias não oporão resistência, então, pedimos também a compreensão de todos. E obrigado, caro Briggs, pela pessoa maravilhosa que você é, e não me veja diferente pela farda que eu visto, que eu preferia fosse de uma policia verdadeiramente cidadã, sem esse militarismo que nos aprisiona em nossos uniformes."
Em seguida, o ator agradece e responde ao policial:
Que lindo texto, querido Marcus Azevedo. Lindo e comovente, muito obrigado por ter escrito aqui, eu gostei muito e saiba que respeito você e seus colegas e sei de seu esforço e trabalho contínuo nessas condições tão precárias e injustas com vocês. Meu protesto não é contra a polícia em geral e sim contra profissionais agressivos e despreparados da corporação, os que envergonham a farda, que deve sempre se mostrar limpa, pura, defensora, guardiã dos cidadãos de todas as cidades. Os policiais como você, meu querido, são nossos anjos protetores de carne e osso e merecem todo o respeito e direitos. Um grande abraço, com muito carinho!

Pedro Callado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog