Nesta quinta-feira (4), na Fundação Luís Eduardo Magalhães, no CAB, a Polícia Militar realizou a formatura do Curso de Operadores de Polícia Comunitária. Ao todo, foram certificados 360 policiais que atuarão nas três Bases Comunitárias de Segurança (BCS) instaladas até o final deste mês no Nordeste de Amaralina.
A solenidade foi aberta pelo Governador Jaques Wagner, que não escondeu sua expectativa em relação às BCS na efetivação da paz social. “Espero que após a instalação possamos colher bons frutos. A violência é um desafio para o conjunto social e por isso precisamos da colaboração de todos”, afirmou.
“Proporcionar um feedback com a sociedade, colocando em prática os conhecimentos adquiridos no curso, inclusive de experiências positivas de outros países”, disse o Soldado Jenilson, um dos integrantes da tropa que servirá a comunidade. De tal forma, Jenilson resumiu as pretensões da Polícia Militar e do Governo do Estado com as BCS e com o Programa Pacto pela Vida.
Um dos nortes pretendidos pela formação dos soldados e sargentos, baseada na garantia dos Direitos Humanos e nas relações interpessoais, é que o policial e a sociedade estejam juntos na construção e fortalecimento da segurança. “Forte integração com a comunidade, com respeito às culturas e às individualidades”, destacou o Comandante Geral da PM, Coronel Alfredo Castro.
Ao final da formatura os primeiros colocados soldados Antônio Pimental e Alex Boaventura, ambos com média 10 no curso, receberam os certificados das mãos do capitão-de-Mar-e-Guerra Marcos Carvalho Costa e do Superintendente de Ações Integradas da SSP, André Augusto, respectivamente.
Além das autoridades citadas, também prestigiaram o evento outras civis e militares a exemplo do Secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, do Delegado Geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, e representantes das forças armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica.
Jaguaraci Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário