Translate

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Bombeiros fazem simulação de evacuação de edifícios

O Corpo de Bombeiros realizou na tarde desta quinta-feira (12) uma simulação de evacuação de edificações com segurança. A atividade, que faz parte da Semana Nacional dos Bombeiros, aconteceu no prédio de 11 andares da Procuradoria da República na Bahia, na Paralela.


Durante a simulação o alarme soou e os servidores, que não haviam sido avisados da ação, desceram pelas escadas de incêndio. O grupo composto por sete bombeiros militares subiu todos os andares do prédio usando todos os equipamentos de combate a incêndio e macas para o resgate. Foram 20 minutos de simulação em que os bombeiros resgataram duas supostas vítimas no 3º e 10º andar.

Para o procurador chefe do Ministério Público Federal na Bahia, Wilson Rocha de Almeida Neto, que participou da simulação, a capacitação do servidor é primordial. “O treinamento é essencial para a segurança institucional e do servidor, nós nunca estamos prontos, mas o que for possível para que estejamos mais preparados para ajudar no trabalho dos bombeiros e prevenir a vida nós faremos”, enfatizou.

De acordo com o capitão BM Ramon Diego, o trabalho educativo de evacuação é essencialmente preventivo. “A evacuação de prédios públicos além de prevenir pode reduzir em 70% a possibilidade de vítimas”, alertou.

O objetivo da simulação é instruir o público com orientações de segurança para promover abandono seguro da edificação e de seus ocupantes, além de integrar as ações preparatórias de segurança para a Copa do Mundo de 2014. Este treinamento possibilita prevenir e instruir pessoas a adotarem comportamentos adequados em situações de risco, condicionando-as, inclusive, psicologicamente.

Nota PMBA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog