Translate

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Polícia Militar capacita 145 policiais para atuarem na BCS do Calabar

Direitos Humanos, Mobilização Popular e Mediação de Conflitos são algumas das matérias do Curso Nacional de Gestor e Operador de Base Comunitária de Segurança. O curso, que capacitará 145 policiais militares para atuarem na Base Comunitária de Segurança – BCS, do Bairro do Calabar, teve início nesta segunda-feira (11), na Faculdade Dom Pedro II, no Comércio.

O Curso de 40 horas, promovido pela Polícia Militar nos moldes do sistema japonês KOBAN, será implantado no Calabar até o final deste mês. Após esta turma, outras serão formadas e possibilitarão levar a BCS a locais como Nordeste de Amaralina, Tancredo Neves e Subúrbio Ferroviário.


Na aula inaugural, o especialista em segurança pública, Tenente-Coronel PM Francisco Edson de Araújo, fez ver aos alunos, a importância de inserir a comunidade no processo de segurança. A prova da afirmação foi o próprio evento, prestigiado por lideres comunitários, a exemplo de Gilson Magalhães, pertencente à Sociedade Beneficente e Recreativa do Calabar.

A presença da Polícia Militar mudou a cara do bairro. Percebe-se na comunidade a felicidade e o resgate da autoestima”, disse Gilson. Algo devidamente pontuado pelo Tenente-Coronel Edson durante a aula: “O aparato policial deve estar em contacto direto com a comunidade, para solucionar problemas e levar dias melhorias a ela”.

A Polícia Militar selecionou os policiais participantes do curso, entre os recém-formados, com base em informações do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Isso permite uma maior facilidade de adaptação ao novo modelo de policiamento.

Jaguaraci Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog