Translate

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

25 de Agosto – Dia do Soldado


Era noite de agosto de 1981 e Salvador viveu um clima de quebra-quebra de ônibus e outras desordens por toda parte. Na ladeira que dá acesso ao bairro de Nazaré, onde funcionava o Sesc estava um PM fardado caído ao solo, com sangue escorrendo da sua cabeça. Uma pedra silenciosa era sua única companheira!

Poderia escrever essas linhas antes ou no dia 25 de agosto – Dia do Soldado -, mas resolvi escrever depois. Sim, depois de fazer uma reflexão do que é o Dia do Soldado. Ainda bem que não é uma data comercial para nós e todos os grandes centros comerciais não se preparam para vender e empurrar todo estoque na mira do homenageado ou homenageada! Também nunca foi é feriado para nós! Nunca temos uma data onde todos da Instituição estão gozando folga, assim nos feriados e finais de semana sempre tem alguém no batente! Mas também não somos os únicos! O pessoal da saúde, dos cemitérios, dos aeroportos e outros estão nesse pacote.
 
O Dia do Soldado também é todo dia, mas não recebi nenhum presente por ser meu dia. Poucos foram os que receberam parabéns em casa, na padaria, por e-mail ou outro meio!
 
Também não vi nenhum soldado sorrindo na foto ombreado com seus filhos em uma fechada de um shopping homenageando o nosso dia. Não vi uma faixa nas passarelas da cidade!

 Não ouvi nenhuma rádio pedindo para os motoristas acenderem os faróis dos carros durante o dia, em nossa homenagem. Também não vi restaurante dando desconto aos que forem com seus esposos e esposas!  Sonha! Sonha!
 
 A Escola Professor Bernardino Moreira, do Nordeste de Amaralina prestou uma homenagem ao nosso dia. Acredito que outras também fizeram isso! Vejam a frase que foi feita:

“Que sejam sempre inspirados pelo espírito de nossos heróis; e se encorajem para a defesa da nação, alertas a todo momento. Destacamos e nos dirigimos especialmente aos soldados que atuam em nosso bairro Nordeste de Amaralina, com atenção especial, sem esquecer dos anjos de Deus que atuam constantemente junto de cada um, em defesa do nosso Brasil.”                             

“Viva o Soldado Brasileiro!!!!”

Agradecemos de coração a essa Escola que em um gesto simples, reconhece o trabalho dos muitos soldados que mantêm a segurança no Nordeste de Amaralina e em outros pontos da Bahia e do Brasil. “A paz queremos com fervor”. Não é fácil e não queremos pena, mas reconhecimento! Vou até sugerir ao nosso Comandante Geral que a Escola Professor Bernardino Moreira seja convidada a conhecer os nossos helicópteros, a nossa Cavalaria e tantas coisas que temos que mostar! Outras também podem entrar nessa fila de visitação.
 
Lembrei da minha infância, onde a minha Escola Municipal Tiradentes orientava com escritos na caderneta que os nossos pais nos arrumassem de soldados nessa data. Tínhamos que marchar na área de lazer da Escola, cantando “marcha soldado, cabeça de papel, quem não marchar direito vai preso para o Quartel.” Depois cantávamos o Hino Nacional e voltávamos para casa com uma bandeirinha do Brasil e com um tarjeta colada com durex no peito escrita “Soldado Valter”, “Soldados Armando, Ezequiel” etc.
 
Como não tinha mulheres fardadas naquela época na PM, pelo menos não lembro, as coleguinhas do Tiradentes eram enfermeiras e médicas da Tropa de infantil e infantes. Boas lembranças!  
 
E hoje me vejo dentro de uma Instituição que está presente em muitos pontos do Brasil trabalhando, salvando vidas, chorando, sorrindo etc. Estamos presentes!



                  “Força invicta da terra brasileira

                  Das primeiras a surgir no Brasil*.”


Como o pensamento viaja muito rápido, - meu pai dizia que é a coisa mais rápida do mundo! - estava no passado indo a um curso no bairro de Nazaré, em Salvador. Lembro que era noite dos anos 80, quando a cidade entrou em clima de desordem. Era aluno de um pré-vestibular no Garcia e tentando chegar ao curso, encontrei um PM fardado, caído ao solo, com uma pedra perto da sua cabeça.

                   “O teu sangue regou nosso solo*”



               Um grupo de pessoas ajudou a socorrê-lo, mas ouvi uma frase, naquela noite, que nunca vou esquecer. “Vamos socorrê-lo, pois ele também é um ser humano!”

               Graças a Deus, muitos sabem que por trás de uma farda, tem um ser humano, que também paga seus impostos, que tem família, que escreve, que salva vidas, que fica indignado com a corrupção do nosso Brasil, que reza, que...

                Às vezes também toma pedrada da sociedade!

“Viva o Soldado Brasileiro!!!!”



*Frases retiradas do Hino da PMBA – A Canção Força Invicta.

http://www.pm.ba.gov.br/hinos.htm
 
 
Valter Menezes - Major PM



Um comentário:

  1. Texto muito belo! Parabéns Major Menezes.
    O pessoal da Rondesp vai sentir sua falta, mesmo sabendo que o senhor está perto.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog