Translate

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Extinção da Justiça Militar Estadual e do Distrito Federal

A extinção da Justiça Militar deve ser analisada em conformidade com os preceitos que regem a prestação jurisdicional. A Justiça Militar é um dos órgãos do Poder Judiciário que cumpre efetivamente o seu papel na prestação jurisdicional.

A socie­da­de bra­si­lei­ra a par­tir do restabelecimento do Estado demo­crá­ti­co de Direito com a Constituição Federal de 1988 pas­sou a dis­cu­tir nova­men­te temas rela­cio­na­dos com a sua estru­tu­ra sócio-eco­nô­mi­ca, polí­ti­ca, cul­tu­ral e jurí­di­ca. Seguindo essa nova ten­dên­cia, fala-se em refor­ma da pre­vi­dên­cia ­social, refor­ma admi­nis­tra­ti­va, refor­ma judi­ciá­ria, que foi levada a efeito pela Emenda Constitucional 45/2004, como se todos os pro­ble­mas do Brasil pudes­sem ser resolvi­dos por meio de mudan­ças, atra­vés de decre­tos provenientes do Poder Executivo. Acredita-se que os mode­los exis­ten­tes são ino­pe­ran­tes, e que os com­por­ta­men­tos pos­sam sim­ples­men­te ser modi­fi­ca­dos por meio de Lei.

No con­jun­to des­sas refor­mas, encon­tram-se aque­les que enten­dem que a Justiça Militar deve ser extin­ta, por ser um órgão de exce­ção, e tam­bém por ser uma Justiça vol­ta­da para a impu­ni­da­de, que legi­ti­ma a vio­lên­cia poli­cial entre ­outras coi­sas. Mas, tais afirmativas estão afastadas dos próprios preceitos que foram estabelecidos pela vigente Constituição Federal de 1988.

A Defesa da extinção da Justiça Militar em muitas situações possui mais um caráter de natureza ideológica, e não leva em consideração os preceitos que se encontram estabelecidos na vigente ordenamento jurídico, o qual estabeleceu que  o mili­tar divi­de-se em duas cate­go­rias, os mili­ta­res que são inte­gran­tes das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), art. 142, da Constituição Federal, e os mili­ta­res que são inte­gran­tes das Forças Auxiliares (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar), art. 42, “caput” da Constituição Federal, com as modi­fi­ca­ções intro­du­zi­das pela Emenda Constitucional nº 18. Em decor­rên­cia dessa divi­são temos uma Justiça Militar Federal e uma Justiça Militar Estadual e do Distrito Federal.

A Justiça Militar Estadual, que se encon­tra pre­vis­ta e dis­ci­pli­na­da na Constituição Federal de 1988, no art. 125, §§ 3º e 4º e 5º, sendo um órgão cons­ti­tu­cio­nal, é for­ma­da em primeira instância pelas Auditorias Judiciárias Mili­tares, e em segunda ins­tân­cia pelos Tribunais de Justiça Militar, que exis­tem ape­nas nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, e nos ­demais Estados por Câmaras Es­pecializadas do Tribunal de Justiça. O Órgão Superior da Justiça Militar da União, em maté­ria recur­sal ou ori­gi­ná­ria é o Superior Tribunal Militar (S.T.M.), con­for­me esta­be­le­ce o art. 122, I, e art. 123 da Constituição Federal de 1988.

O arti­go 125, § 4º, da Constituição Federal, esta­be­le­ce que ­nenhum civil em tempo de paz será pro­ces­sa­do e jul­ga­do pela Justiça Militar Estadual,que é responsável por processar e julgar os militares dos Estados e também do Distrito Federal pelos crimes militares definidos em lei, ou seja, aqueles que se encontram estabelecidos no vigente Código Penal Militar.

Por força de dis­po­si­ção cons­ti­tu­cio­nal, se um civil ingres­sar em uma Organização Policial Militar (OPM) e ali pra­ti­car um furto, ou mesmo oca­sio­nar um dano à Admi­nistração Pública Militar Estadual, ou qual­quer outro cri­me, em decor­rên­cia deste fato e por força do art. 125, § 4º, da Constituição Federal, este será pro­ces­sa­do e jul­ga­do pela Justiça Comum, pois a Justiça Militar não pos­sui com­pe­tên­cia para julgá-lo.

É impor­tan­te se obser­var, que se este mesmo civil ingres­sar em uma orga­ni­za­ção mili­tar (OM) per­ten­cen­te a uma das Forças Armadas, e ali pra­ti­car um furto, ou mesmo um dano aos bens da Administração Pública Militar Fe­deral, ou qual­quer outro crime mili­tar, mesmo que em tempo de paz, por força do art. 124,caput, da Constituição Federal, será jul­ga­do pela Justiça Militar Federal, sendo que nas dis­cus­sões em ter­mos de modi­fi­ca­ções da estru­tu­ra do Poder Judiciário con­for­me men­cio­na­do não se fala em extin­ção desta Justiça Especializada.

Além dessa com­pe­tên­cia, antes do adven­to do novo texto cons­ti­tu­cio­nal, a Justiça Militar Federal ainda jul­ga­va e pro­ces­sa­va os civis incur­sos nos cri­mes pre­vis­tos na Lei de Segurança Nacional, como ocor­reu no perío­do de 64-87, sendo que essa atri­bui­ção pas­sou para o âmbi­to da Justiça Federal.

Partindo-se do enten­di­men­to do ex Presidente do Con­gresso Nacional, Senador Antônio Carlos Magalhães, se­gun­­do o qual é neces­sá­ria a extin­ção dos “­órgãos inú­teis, inclu­si­ve os tri­bu­nais civis e mili­ta­res”, seria neces­sá­rio se repen­sar a exis­tên­cia de todas as Justiças Especializadas, que há mui­tos anos vêm exer­cen­do ati­vi­da­de juris­di­cio­nal, e pres­tan­do ser­vi­ços de qua­li­da­de ao país.

A Justiça Militar não é uma cria­ção bra­si­lei­ra, mas exis­te em Estados desen­vol­vi­dos como Israel, Estados Uni­dos, Portugal, entre outros, com Procuradorias Militares, Advo­­gados Militares, que inte­gram os qua­dros das Forças Armadas, com ati­vi­da­des que lhes são pecu­lia­res.

A maio­ria dos estu­dan­tes de direi­to e ­alguns ope­ra­do­res da ciên­cia jurí­di­ca des­co­nhe­cem a exis­tên­cia do Código Penal Militar, do Código de Processo Penal Militar, do Esta­tuto dos Militares, e dis­po­si­ções a res­pei­to de con­ti­nên­cias, e ­demais tex­tos ­legais da vida de caser­na, sendo que estas maté­rias nem mesmo cons­tam da grade obri­ga­tó­ria das facul­da­des de direi­to.

Em razão desta rea­li­da­de, os inte­res­sa­dos são obri­ga­dos a bus­ca­rem em auto­res conhe­ci­dos defi­ni­ções por eles ela­bo­ra­das para que pos­sam ­melhor enten­der o assun­to rela­cio­na­do com a vida mili­tar e com a Justiça Militar, Federal ou Estadual.

Em decor­rên­cia da par­ti­cu­la­ri­da­de das fun­ções desen­vol­vi­das pelos mili­ta­res (fede­rais ou esta­duais) nada mais justo do que estes sejam jul­ga­das por pes­soas que conhe­cem o dia-a-dia da ati­vi­da­de mili­tar, o que leva a exis­tên­cia dos cha­ma­dos Conselhos de Justiça, Perma­nentes ou Especiais, que são ­órgãos cole­gia­dos for­ma­dos por civis e mili­ta­res. O civil que com­põe o Conselho é o audi­tor mili­tar pro­vi­do no cargo por meio de con­cur­so de pro­vas e títu­los e os mili­ta­res são ofi­ciais da Corporação que exer­cem sua fun­ções junto às audi­to­rias por perío­do de três meses, sendo que cada Conselho pos­sui um juiz mili­tar e qua­tro ofi­ciais.

Ao con­trá­rio do que se possa pen­sar, a Justiça Militar é uma Justiça efi­cien­te que busca a efe­ti­va apli­ca­ção da Lei, no intui­to de evi­tar que o mili­tar, fede­ral ou esta­dual, volte a come­ter novos ilí­ci­tos, ou venha a ferir os pre­cei­tos de hie­rar­quia e dis­ci­pli­na, que são ele­men­tos essen­ciais das Corporações Militares.

Percebe-se que a espe­cia­li­da­de da Justiça Militar, esta­dual ou fede­ral, se deve em decor­rên­cia da par­ti­cu­la­ri­da­de das ati­vi­da­des cons­ti­tu­cio­nais desen­vol­vi­das pelos mili­ta­res. O que se pode­ria ques­tio­nar e que mui­tas vezes é esque­ci­do pela maio­ria daque­les que pre­ten­dem dis­cu­tir o assun­to, seria o afas­ta­men­to da com­pe­tên­cia da Justiça Militar em rela­ção aos cri­mes mili­ta­res impró­prios, ou seja, aque­les que tam­bém se encon­tram pre­vis­tos e dis­ci­pli­na­dos no Código Penal comum.

Com rela­ção aos cri­mes dolo­sos con­tra a vida, onde a víti­ma seja um civil, uma vez que este na Justiça Militar Estadual por força do art. 125, § 4º, da Cons­tituição Federal, ­jamais pode­rá ser jul­ga­do na con­di­ção de autor, co-autor ou par­tí­ci­pe, a com­pe­tên­cia foi trans­fe­ri­da para a Justiça Comum.

Mas, devi­do à falta de uma maior dis­cus­são e por impre­ci­são de téc­ni­ca legis­la­ti­va o inqué­ri­to poli­cial con­ti­nua sendo de com­pe­tên­cia da auto­ri­da­de mili­tar, que após a sua con­clu­são reme­te­rá os autos ao inte­gran­te do Minis­tério Público comum para que ofe­re­ça a denún­cia se assim o enten­der, ou peça o seu arqui­va­men­to ou a rea­li­za­ção de novas dili­gên­cias, o que levou a uma dico­to­mia que se asse­me­lha mais a uma here­sia jurí­di­ca.

A dis­cus­são é uma das qua­li­da­des do Estado demo­crá­ti­co de direi­to, é a via que for­ta­le­ce as ins­ti­tui­ções e con­duz ao apri­mo­ra­men­to dos ­órgãos exis­ten­tes, mas é neces­sá­rio que esta seja feita de forma tran­qüi­la, sem bus­car aten­der a um dis­cur­so mera­men­te refor­ma­dor ou a uma deter­mi­na­da ten­dên­cia.

Há mais de 100 (cem) anos a Justiça Militar Federal vem exer­cen­do seu papel juris­di­cio­nal, sem­pre pre­vis­ta e dis­ci­pli­na­da nas Constituições que foram pro­mul­ga­das ou outor­ga­das em nosso país. A extin­ção des­ses Tribunais pode­rá con­du­zir ao caos, uma vez que exis­tem maté­rias que são pecu­lia­res à vida mili­tar como insu­bor­di­na­ção, aban­do­no de posto, deser­ção, motim, deli­to do sono, e ­outras, pre­vis­tas e dis­ci­pli­na­das no Código Penal Militar.

No tocan­te à extin­ção da Justiça Militar Estadual, que é com­pe­ten­te para jul­gar ape­nas e tão-somen­te os poli­cias mili­ta­res e bom­bei­ros mili­ta­res, seria neces­sá­ria a extin­ção das Polícias Militares cria­das em 1831 por ato do então regen­te Padre Feijó, com o sur­gi­men­to de um novo órgão dedi­ca­do a fun­ção de Segurança Pública.

No Brasil por força da sua pró­pria for­ma­ção his­tó­ri­ca assim como ocor­re na França, Itália e ­outros paí­ses, se faz neces­sá­ria a exis­tên­cia de uma Polícia com uma esté­ti­ca mili­tar, com ati­vi­da­des cons­ti­tu­cio­nais para o poli­cia­men­to osten­si­vo e pre­ven­ti­vo, e nada mais justo que no exer­cí­cio de suas ati­vi­da­des esses agen­tes sejam jul­ga­dos por uma justiça especializada.

A ques­tão da impu­ni­da­de nes­ses pretórios não con­diz com a rea­li­da­de, uma vez que uma aná­li­se dos pro­ces­sos jul­ga­dos nas audi­to­rias mili­ta­res leva à con­clu­são de que ­vá­rias pes­soas, ou seja, ­vários mili­ta­res, poli­ciais mili­ta­res, e bom­bei­ros mili­ta­res, foram con­de­na­dos por vio­la­rem os dis­po­si­ções do Código Penal Militar, ou mesmo por terem se afastado dos princípios de servir e proteger os cidadãos.

Portanto, ao invés de se dis­cu­tir a extin­ção da Justiça Castrense, em especial da Justiça Militar dos Estados, seria neces­sá­ria uma revi­são em sua competência, permitindo desta forma uma maior aprimoramento do sistema de segurança pública que é essencial para a existência do Estado democrático de Direito, onde o cumprimento da lei é a regra e o seu descumprimento uma excecção.

Juiz de Direito Titular do Estado de Minas Gerais. Mestre em Direito Público. Professor da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais.


Paulo Tadeu Rodrigues Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog