Translate

sábado, 15 de março de 2014

4-20: A maconha tem seu código marginal

Alerta aos amigos policiais. 4:20 4:20 é um código de referência ao consumo de maconha (cannabis). O significado está relacionado com a data 20 de abril, escolhida para celebrar o Dia da Erva ou Dia da Maconha. Também é comum ver escrito 4/20 ou 420.


Segundo algumas versões, 420 era um código usado pelos policiais americanos para identificarem os indivíduos com algum envolvimento no uso da erva, seja como traficantes ou usuários.

A versão mais difundida é que o formato 4:20 (16h20) indicava o momento em que nos anos 1970, um grupo de amigos, estudantes de um determinado colégio na Califórnia, Estados Unidos, habitualmente se reunia para fumarem maconha. Era um código usado entre eles para falarem sobre o encontro sem despertarem suspeitas. Com o passar do tempo, o tal código transformou-se numa referência mundial.

Em muitos países, o 20 de abril (4/20) é celebrado pelos apreciadores da erva. É a data escolhida para as manifestações sobre a legalização da maconha para todos os usuários e não especificamente para uso medicinal.

Geralmente, a hora 4:20 (16h20) é um convite aos adeptos em todo o mundo a fumarem um cigarro de maconha. Existem várias músicas dedicadas ao conceito do 4:20 e lojas com esse mesmo nome.
Coincidência ou não, já temos diversas ocorrências policiais registradas em diversas regiões do país, em que suspeitos foram presos em flagrante delito por posse/uso/tráfico de drogas e até mesmo envolvimento com outros tipos de crimes mais graves e a maioria dos envolvidos apresentavam alguns elementos em comum, tais como marca de roupa, códigos/símbolos, gírias e outros.

Capitão Alden

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog