Translate

sexta-feira, 7 de março de 2014

COE da Polícia Militar desativa artefato explosivo em Pau da Lima


Policiais militares da Companhia de Operações Especiais (COE) identificaram e desativaram um artefato explosivo abandonado no Bairro de Pau da Lima, nesta quarta-feira de cinzas (5), após tentativa frustrada de arrombar caixa eletrônico.


O explosivo, que tinha potencial para causar danos em um raio de 10 metros,  era composto por emulsão em gel explosiva, conectada a um detonador e depois de desativado foi levado para local seguro e detonado.

A partir da análise do produto e sua composição, a equipe técnica constatou que o material é o mesmo utilizado em detonação de pedreiras. O que, em princípio, faz presumir ter sido os componentes furtados ou roubados de empresas do setor, para a prática de crimes.

Visando facilitar as investigações, quanto a autoria, o COE elaborou relatório técnico a ser encaminhado às autoridades competentes para  elucidar o ato ilícito.

Nesta ocorrência o COE empregou pela primeira vez o traje antibomba que faz parte do pacote de investimento realizado pelo governo Federal, através da secretaria extraordinária de segurança p grandes eventos – SESGE, vinculada ao Ministério da Justiça.

O equipamento que proporciona uma maior segurança para o policial operador foi utilizado por um capitão do COE, que passou pelo curso de Técnico Profissional em Explosivos, na Colômbia, em 2013, no qual alcançou o 1° lugar.

Jaguaraci Barosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog