Translate

segunda-feira, 24 de março de 2014

Imprensa especialista em segurança fala de tumulto no Bavi



“Uma criança morreu com traumatismo craniano após briga entre torcidas”, ou “Duas pessoas morreram pisoteadas no final do BAVI”, são exemplos de manchetes que poderiam estampar as páginas dos jornais desta segunda-feira (24). Para que algo assim não aconteça, a Polícia Militar fez uso da força necessária e evitou mal maior, no entanto, não se livrou das críticas. “Especialistas” em segurança pública como Darino Sena e Pedro Canísio, da Rede Bahia, afirmaram ser um absurdo o uso de gás, acredito que não pensaram na possibilidade de o pior acontecer.


A Polícia Militar há anos vem reunindo Ministério Publico, Federação Baiana, representantes de clubes e de torcidas, para ratificarem o conteúdo do Termo de Ajuste de Conduta – TAC, assinado por estes para eventos em praças esportivas. Termo proposto, debatido e alterado com a participação de todos, no intuito de reduzir a violência nos estádios, mas neste jogo alguns torcedores não o respeitaram e dezenas seguiu a turba, o que exigiu da polícia ação enérgica e imediata para contê-los.

No referido documento constam medidas de segurança que buscam preservar o bem maior do Estado, a vida de seus cidadãos, entre elas está a saída da torcida visitante depois da do dono da casa. Contudo, talvez em função do resultado negativo durante o clássico Bavi, integrantes da torcida Rubro Negra -indiferentes aos constantes avisos videossonoros emitidos no estádio sobre a regra - não respeitaram tal medida, tumultuaram a saída e partiram para agressão aos seguranças civis da Fonte Nova.

O resultado tinha tudo para ser trágico, pois cidadãos acivilizados levaram inclusive crianças para o local e estas facilmente seriam pisoteadas e dificilmente resistiriam. Mas estas pessoas estavam com seu direito de ir e vir cerceados, o que fazer então? Quebrar o TAC e liberara saída simultânea das duas torcidas? Infelizmente, é quase certo que iriam se degladear, e de quem seria a culpa? Da Polícia Militar, por permitir o encontro.

Imaginem a situação, na parte debaixo de uma escada, uma patrulha PM conseguiria conter uma turba repleta de baderneiros? Qual seria o resultado? Os policiais tinham que usar a força? O que seria necessário para contê-los? A força física e o bastão além de deixar traumas, não seria suficiente. Suponhamos que foi utilizado o gás – acredito que sim – e tivemos adultos, cidadãos, reclamando absurdamente dos efeitos, mas foram estes que expulsarem seus filhos a tamanho risco de morte ao forçar a saída em meio à multidão, esta debelada pela Polícia Militar.

Vem a memória um pai com sua filha sentado no gramado reclamando do ardor nos olhos dela, talvez ele não tivesse a devida noção que hoje ele poderia estar com lágrimas eternas no coração, porque não quis esperar 20 minitos sentado na arquibancada e está imprensa oportunista apontaria culpando, entre eles a Polícia Militar, que mesmo sob a égide de um Código Penal Militar – resquício da ditadura em pleno sistema democrático de direito, vêm buscando preservar ao cidadão todos os direitos que a ela não é garantido.


Veja o Vídeo em que torcedores do vitória agridem funcionários e ameaçam a PM:
https://www.youtube.com/watch?v=Fb6TEfDSn00#aid=P9VUx0zFoH4

Jaguaraci Barbosa

Um comentário:

  1. São dois quadrúpedes. Só sabem dar coice. Aliás, esses comentaristas esportivos da Rede Bahia são dois asnos, e não entendem nada de futebol. E esse campeonato só perde pro cariocão. Outra porcaria.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog