Translate

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Irecê ganha Base Operacional da CIPE-Semiárido

Reduzir, combater e promover ações de prevenção à criminalidade. Esta é a principal missão da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Semiárido), inaugurada na manhã deste sábado (28), em Irecê, a 477Km de Salvador.


Um total de 106 homens vão se revezar frequentemente na base de Irecê para garantir maior segurança à população. A Companhia já foi instalada nos municípios de Andaraí, Oliveira dos Brejinhos e Ibotirama. Existe uma articulação para implantar a base também em Gentio do Ouro e em Capim Grosso.



O ato inaugural reuniu o governador da Bahia, Jaques Wagner, o vice Otto Alencar e comitiva, além do prefeito da cidade, José das Virgens (PT), e diversas lideranças políticas e empresariais da região. A Caesa foi instalada na Praça Chico Mendes, mais conhecida na cidade como Praça dos Requintes.

domingo, 29 de abril de 2012

Polícia Civil homenageia Polícia Militar e outras autoridades

Para homenagear servidores policiais, que se destacam em suas atividades, e autoridades que colaboram com o trabalho da Polícia Civil - a exemplo do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Alfredo Castro - a instituição homenageou-os com a premiação do Tributo ao Servidor Policial Civil da Bahia.


Inspirada no patrono das policiais de todo o país, o mártir Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes,  a premiação teve cerimônia, nesta sexta-feira (27), no gabinete do delegado-geral Hélio Jorge, “Nós homenageamos hoje aqueles profissionais que são exemplos de responsabilidade e sensibilidade no exercício de suas funções”, Hélio Jorge.

 
Entre as personalidades agraciadas com a honraria, além do Comandante Geral da PMBA, estão o secretário da Segurança Pública (SSP), Maurício Teles Barbosa, o diretor do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e Elson Jeferson Neves da Silva. “Esta homenagem é um excelente oportunidade para valorizarmos profissionais que acreditam no trabalho de proteger o cidadão e a sociedade”, declarou Maurício Teles.


Dez policiais civis foram escolhidos para receber a honraria e representar os colegas de corporação. Uma placa alusiva à data e um quadro com o brasão da Polícia Civil foram entregues aos servidores Sílvia Fraga Costa dos Santos (Denarc), Gecilda Souza e Silva (DHPP), Sílvia Maria Pitanga de Souza (Acadepol), Antônio Ferreira dos Santos (Cedep), José Pedro dos Santos Filho (CFPC), Oto Francisco dos Santos (DCCP), Fernando Mota do Nascimento (5ª Coorpin) Jair Alves da Silva (34ª DT), Alexinaldo Silveira Mota (DIP) e Edilson Conceição de Oliveira (Polinter).


Seguida de um coquetel para os homenageados e seus convidados, a cerimônia contou também com a presença de autoridades como o secretário de Serviços Públicos de Salvador, Marcelo Abreu, a chefe de Gabinete da SSP, Emília Blanco, o delegado-geral adjunto da PC, Bernardino Brito, a diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (DEPOM), Heloísa Brito, o diretor do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio, Cleandro Pimenta, o diretor adjunto do Departamento de Comunicação da Polícia Militar, tenente-coronel Humberto Sturaro, entre outros.



Sexta-feira de paz na micareta de Alagoinhas

No segundo dia de folia em Alagoinhas, sexta-feira (27), os serviços de policiamento ordinário permecem reforçados na cidade. Além disto, toda uma estrutura foi montada, com 18 postos elevados, seis postos de abordagem voltados exclusivamente à população que prestigiará a tradicional festa da cidade com o emprego de 677 policiais no circuito, além do efetivo do Corpo de Bombeiros e das Especializadas.


Os policiais empregados tiveram o apoio mais uma vez do Centro Maria Felipa que ofereceu os serviços de massoterapia, manicure e pedicure, corte, escova, dentre outros.


Os cidadãos contam com o trabalho da Polícia Militar em prol dos foliões que participam da festa, aproveitando as diversas atrações musicais em ritmo de muita paz.


A paz continua na ''Alofolia 2012''

O Sub Secretário de Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira, e o coronel Adelmário Evangelista Xavier, do CPR Leste da PMBA, visitaram, neste sábado(28), o tenente coronel Eduardo Luís Costa Ferreira, comandante do 4º BPM / Alagoinhas, para acompanhar de perto o terceiro dia de "Alafolia 2012".


Com um circuito de mais de 2 Km de extensão, a folia começa na Avenida Juracy Magalhães e encerra na Prefeitura. Este ano espera-se um público de aproximadamente 200.000 foliões.



O Grupo de Teatro da PM na ''Alofolia 2012''

O grupo de Teatro no intuito de proporcionar um momento de descontração e informação, através de uma atividade lúdica e teatral, apresentou para a tropa empregada no evento " A Charanga Popular 2012" tratando de situações, de forma bastante humorada, que os policiais podem se deparar durante o serviço.

Os temas abordados de forma lúdica pelo grupo de Teatro foram: a violência contra mulher, a proibição do uso de arma de fogo e a venda de bebidas alcólicas para menores de 18 anos, preconceito racial e homofobia.


Tenente Vinga irmão matando três no hosptal

Ao saber da morte do policial miltar Jailson Aves de Souza, seu irmão, o Tenente  Genilson Alves de Souza, matou três homens, um deles  acusado pelo homicídio de Jailson, que aguardavam atendimento no Hospital Huse, em Aracaju, Sergipe, nesta sexta-feira (27), por volta das 22h 30.
Na versão policial, Adalberto Santos Silva, Márcio Alves dos Santos e Cleidson dos Santos, tinham entrado em confronto com o PM, que procurava uma moto roubada e encontrada com os acusados, no bairro Santa Gleide. Os feridos foram encaminhados ao hospital, onde o policial morreu ao dar entrada.
No hospital, ao saber da morte do irmão, o tenente atirou contra os suspeitos que morreram. Segundo depoimento de pacientes e funcionários do hospital, o Genilson fugiu e outros dois homens, após realizar os disparos. Contudo, na tarde deste sábado o militar se apresentou, juntamente com outro irmão, na delegacia para prestar esclarecimentos.

Jaguaraci Barbosa

sexta-feira, 27 de abril de 2012

“COMBATE” - CLUBE DE TIRO


Recepção do CMT Geral da PMRG
Policiais militares da RONDESP BTS criaram o "Clube de Tiro Combate" com o objetivo de motivar e aperfeiçoar a técnica de tiro defensivo. o Clube, que já existe há três anos, é composto por quarenta policiais, sob a coordenação técnica do sargento Nailson Aragão Cruz, da RONDESP – BTS, que é credenciado pela Confederação Brasileira de Tiro e pelo Exército Brasileiro como atirador e instrutor de tiro.  



Competição anual
Os treinamentos ocorrem no período de folga e nos stands de tiro da Corporação localizados na Vila Policial Militar do Bonfim, no Batalhão de Polícia de Choque e no Batalhão de Polícia de Guardas. As práticas são realizadas sempre no primeiro sábado de cada mês, com a utilização de armamento próprio à atividade operacional.

É tradição do Clube no primeiro semestre do ano realizar uma viagem de instrução à outras capitais da federação para participar de competições e troca de experiências profissionais, como aconteceu em março deste ano, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

A exigência para integrar o Clube é de ser policial militar.



Na última quarta (25), os integrantes do Clube foram recebidos pelo coronel Alfredo Castro, comandante geral da PM, que parabenizou a equipe pela iniciativa e pelo grau de profissionalismo com que vem desenvolvendo os treinamentos.







CAVALARIA DA PMBA É CAMPEÃ NO ESPIRÍTO SANTO


A Cavalaria da Polícia Militar da Bahia foi campeã do 16° Torneio Hípica Brasileiro na série principal com altura de um metro no que ocorreu no Espírito Santo entre os dias 12 e 15 de abril de 2012, em homenagem aos 177 anos da PM daquele estado.

Além do Espírito Santo, a competição contou com a participação das delegações das Polícias Militares da Bahia, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e do Exército Brasileiro.

Pela primeira vez a Equipe de Hipismo da PMBA pôde viajar levando cavalos para participar de torneios em estado fora do Nordeste. Dos sete cavalos, dois disputaram as provas de 0,90m, quatro cavalos para as provas de 1 m e um cavalo disputou a prova de 1,10m.



Após a conquista do torneio, o comandante da Cavalaria, major Adriano Chastinet, informou que os treinos continuam. “A equipe de Hipismo da PM baiana segue treinando para representar a Cavalaria da PMBA nas próximas provas”, destacou.


Justiça liberta um dos acusados de liderar o movimento da PMBA em Ilhéus


Nesta quinta-feira (26), a Justiça Militar relaxou a prisão de um dos líderes da greve da Polícia Militar em Ilhéus, o soldado Augusto Júnior, da Aspra. Augusto deixou a prisão, na Região Metropolitana, há pouco. 

Ele estava preso há exatamente um mês (relembre aqui), quando se entregou espontaneamente ao comando da 68ª Companhia Independente da Polícia Militar em Ilhéus e foi encaminhado para a Corregedoria-Geral da PM, em Salvador. Augusto responderá em liberdade à acusação de liderar motim na corporação.






Integração PM comunidade marca 1° Aniversário


Shows culturais do Grupo de Teatro da Polícia Militar, em parceria com projetos de capoeira e dança da comunidade, marcaram a comemoração do 1° aniversário de implantação da Base Comunitária de Segurança ( BCS) do Calabar. O evento aconteceu nesta sexta-feira (27), em frente à sede da Base. 

Hasteado o Pavilhão Nacional, foi lido o histórico do bairro, que segundo o historiador Cid Teixeira, surgiu de um quilombo nigeriano de nome Calabari, tendo no dia 27 de abril de 2011, recebido a primeira BCS da Bahia, responsável pela redução do número de homicídios, furtos, roubos e tráfico, hoje comemorado pelas comunidades do Calabar e Alto das Pombas. 

“A melhor prevenção é aquela feita lado a lado com a sociedade, a integração polícia e cidadão, possibilitou a redução dos índices de criminalidade no Calabar e no Alto das Pombas”, afirmou o Comandante de Operações Policiais Militares, Coronel Nivaldo Nascimento, que representou o Comandante Geral da PMBA, na solenidade. 

Representando a população, o Pastor Marthos Esteves falou sobre a alegria da comunidade pela paz conquistada com a chegada da BCS/Calabar. Em sua fala, a Comandante da Unidade, Capitã Maria Oliveira, pontuou os resultados obtidos desde a implantação da BCS e a estreita relação que existe entre a tropa e a comunidade em diversos projetos artísticos, culturais e profissionais. 

Hora de festa! A comunidade parou para assistir as apresentações musico teatrais da Polícia Militar integrada com crianças e adolescentes do bairro. Foi um espetáculo de cultura e talento, pois enquanto a PM dava o ritmo, os jovens jogavam capoeira e dançavam ao som de ritmos africanos e do hit “Inventando Moda” de Magary Lord. 










Jaguaraci Barbosa

PM FAZ CAMINHADA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LENÇÓIS

Nesta quinta (26), pela manhã, a Polícia Militar, através da Companhia Independente de Policiamento de Proteção Ambiental (CIPPA/Lenções), realizou uma caminhada ecológica no município de Lençóis, com a parceria da Secretaria do Meio Ambiente e a participação dos membros da Associação de Condutores de Visitantes de Lençóis (ACVL).

A ação educadora, envolveu as lavadeiras do rio Serrano, num diálogo de esclarecimento sobre o impacto negativo gerado pelo uso de agentes tóxicos na lavagem das roupas no rio, apesar das lavadeiras do Serrano serem um aspecto cultural no município e uma tradição, que se mantém desde a época em que as escravas de origem nagô lavavam e estendiam os lençóis sobre os conglomerados de rochas do Serrano, dando assim origem ao nome do município de Lençóis.

Esta atividade teve o intuito de esclarecer a importância da manutenção da limpeza do local, pois além de estar próximo de um dos pontos de captação de água da EMBASA, foi constatado um alto grau de degradação pelo acúmulo de resíduos sólidos pelo uso de sabão em pó e água sanitária, contaminando as águas que atravessam o Serrano. Ao final do evento foram recolhidos trinta sacos de lixo durante todo o percurso.


A CIPPA/Lençóis dará continuidade às ações educativas em toda a região envolvendo outros grupos sociais.

Alafolia: 2300 policiais militares vendo, ouvindo e intervindo para proteger o cidadão

Com o Tema “Made in Alagoinhas” e homenageando os artistas da terra, o Alafolia 2012 começou nesta quinta-feira (26), com a saída do bloco Amigas da folia, formado por cerca de 1500 mulheres, que já contou com toda a estrutura de segurança montada pela Polícia Militar para proteger mais de 200 mil pessoas esperadas nos quatro dias da Micareta de Alagoinhas. 


Os 2300 policiais empregados no evento, que atuarão em barreiras de transito, postos elevados, patrulhas a pé, rádio e moto patrulhamento, no entorno do circuito, contarão com o suporte de seis câmeras, detector de metais, rádio comunicador, 15 celulares, quatro postos de polícia e 16 elevados, distribuídos por todo o circuito.





“É o maior evento de Alagoinhas, que tem população de 170 mil habitantes e é o quinto município da Bahia em arrecadação, o que motivou o aumento do efetivo em 660 policia, em comparação com o ano passado, o implemento da estrutura física e do aporte tecnológico”, disse o Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Costa Ferreira.



Algumas das novidades da Polícia Militar no Alafolia 2012 é o emprego do Esquadrão de Polícia Montada, na segurança da rodoviária e dos estacionamentos e a criação do Centro de Comunicação Integrada - CECOIN, que agrega as polícias Militar, Civil, técnica e o Corpo de Bombeiros.

O CECOIN conta com suporte de todos os meios de comunicação, gerenciados pelo Centro de Informações e Decisões Estratégicas – CIDE, que identifica os locais com maior número de ocorrências e subsidia o deslocamento de patrulhas para sanar o problema, nos 2 km do circuito e/ou no seu entorno.




Convergindo de diversos pontos do Estado, Batalhão de Choque, Academia de Polícia Militar – APM, da CIPE – Litoral Norte e CETO, além da 6ª, 20ª, 21ª, 22ª, 51ª e 52ª CIPMs, apoiarão o 4ª Batalhão de Polícia Militar durante o evento, todos orientados tanto à preservação dos direitos humanos, quanto para especial atenção a criança e ao adolescente. 

Jaguaraci Barbosa

PM prende assaltantes de caixas eletrônicos em Itatim

Policiais Militares da 57ª CIPM/Santo Estevão prenderam os sete assaltantes que invadiram o município de Itatim na ultima terça-feira (24), às 02h40, e explodiram dois caixas eletrônicos no centro da cidade. 

Logo após o fato, policiais militares iniciaram as diligências para capturar os marginais envolvidos no assalto, sendo localizado e perseguido um dos veículos utilizados, um Citroen C4 de cor prata. Durante a perseguição o veículo capotou e Rafael Alves Teixeira, 27 anos, vulgo “Mineiro”, foi preso. Ainda durante as buscas, foram presos em outro veículo, uma S10 de cor azul, Sidnei Leal de Araújo, 26 anos, e Ruberval da Silva Rocha, 31 anos, outros quatro suspeitos conseguiram fugir para uma mata. 


Após informações dos presos e com o apoio da Polícia Civil, policiais chegaram até uma residência no Loteamento Caminho do Oeste em Santo Estevão, onde foram encontrados um veículo Ford Focus preto contendo 20 quilos de cocaína escondida em um compartimento falso. Na residência foram presos Sivaldo Alves Barreto, 26 anos, Tatiana Serra Araújo, 19 anos, Emille Francielle Santos Costa, 33 anos e Julia Clecia Cordeiro da Silva, 19 anos. 



Durante as diligências, a PM localizou ainda às margens da BR 116, um malote contendo R$ 20.070,00, abandonado pela quadrilha. Segundo informações passadas pelos assaltantes capturados, os quatro integrantes da quadrilha em fuga levaram o restante do dinheiro e todo o armamento usado no assalto, uma espingarda calibre 12, uma metralhadora e um fuzil 7.62. 

Policiais da 27ª CIPM /Cruz das Almas, 11º BPM/Itaberaba, CIPE/ Litoral Norte, do Grupamento Aéreo da PM, e da Coordenadoria da Policia Civil de Santo Antônio de Jesus, deslocaram-se para Itatim para reforçar o policiamento e dar continuidade as buscas pelos foragidos. Todos os envolvidos juntamente com o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Itatim.

Site PMBA

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Onda caqui de 1851 policiais reforça a segurança dos baianos


Como uma onda caqui, em meio a uma multidão de familiares, amigos e colegas de profissão, a bater palmas, um grupamento novos 1851 policiais e bombeiros militares entraram na área de formatura, montada no Parque de Exposições, nesta quarta-feira (25), para prestar o juramento de fiel servir à sociedade.


 
Com a permissão do Governador Jaques Wagner, o Comandante Geral da PM, Coronel Alfredo Castro, deu início à solenidade onde foi homenageado o patrono da turma, Soldado Ailton Anjos de Souza, na pessoa de sua mãe Maria Nascimento e filhos Ailton e Ariana. A turma também agradeceu ao paraninfo e madrinha da turma, Francisco Luis Telles de Macedo e Kátia da Cruz Macedo, respectivamente.
Graças ao empenho nos estudos, os soldados PM Tiago Ramos Costa Santos e a BM Sângela Mikaelle Ribeiro, os 1° colocados nos cursos policial e bombeiro militar, receberam das mãos do governador e o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, uma placa. Durante os cumprimentos, Jaques Wagner perguntou a eles onde gostariam de atuar e recomendou ao comando da corporação que os ajudasse.












Todos em seus lugares, e diante do Pavilhão Nacional, os novos integrantes das fileiras da Polícia Militar prestaram o juramento solene de fiel servirem à sociedade mesmo com o risco da própria vida e desfilam em continência a mais alta autoridade. Logo após ouviram o ultimo fora de forma da escola, proferido pelo Tenente Coronel Paulo Bonfim, e foram receber os cumprimentos.














“Não vou parar! Vou atrás da realização do meu sonho, vou continuar estudando para a Academia de Policia Militar, vou continuar em frente”, finalizou o Soldado José Ribeiro Junior, ao lado de sua namorada. 
Assistir vídeo da formatura dos PMBA 2012 Turma Ailton Anjos de Souza:



Jaguaraci Barbosa

CIPE-Mata Atlântica encontra corpos de jovens catarinenses

Correio da Bahia
Nesta terça-feira (24), no cair da tarde, em Mucuri, após uma curva perigosa, em um precipício de cerca de 20 metros, policiais militares da CIPE-Mata Atlântica encontraram os corpos dos cinco jovens catarinenses que estavam desaparecidos no sul da Bahia.

Populares queixaram-se do mau cheiro no local e informaram a polícia, que chegando ao local, região de brejo, localizou o veículo, um Fiat Punto, capotado e corpo de André Galão ao seu lado. As demais vítimas provavelmente estão dentro do veículo, que está capotado e quase submerso. 

Contudo familiares já reconheceram o corpo de André e objetos que estão espalhados no local do acidente. As causas do acidente serão investigadas pela polícia técnica.

Jaguaraci Barbosa

terça-feira, 24 de abril de 2012

Policial é esquartejado e tem carro queimado em Barreiras

Os braços e as pernas do policial ainda não foram encontrados. O corpo de Renato da Silva de Oliveira foi encontrado dentro de um rio

A Tarde Online
Um policial militar foi morto e esquartejado em Barreiras, a 905 quilômetros de Salvador. Segundo informações da TV Bahia, o corpo de Renato da Silva de Oliveira foi encontrado nesta terça-feira (24) na BA-455. Ele estava desaparecido deste ontem. Renato era lotado na 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Luis Eduardo Magalhães).



A polícia encontrou um carro incendiado que pertencia ao PM próximo à rodovia. Segundo informações do Jornal Nova Fronteira, o corpo do policial foi achado nu e sem a cabeça, braços e pernas, dentro do Rio Grande.

A cabeça de Renato foi achada próximo a um canal de esgoto na região do loteamento Recanto dos Pássaros. Ainda segundo o Jornal Nova Fronteira, os braços e as pernas do policial ainda não foram encontrados.

A polícia suspeita que Renato pode ter sido vítima de vingança.  "Ele estava trabalhando em Luís Eduardo, e pode ter sido alvo de vingança por parte de bandidos que querem inibir o trabalho da polícia”, disse o delegado Arnaldo Monte em entrevista ao Jornal Nova Fronteira. O caso será investigado pela Delegacia de Barreiras.

BPRv/TOR apreende 10 sacos de 50 quilos com maconha em Feira de Santana

Políciais Militares Rodoviários prenderam Rubenilson Souza Maia que transportava 10 sacos de linhagem de 50 quilos contendo maconha e 8,5 quilos e meio de cocaína no veículo GM/Agile, cor prata, placa JSU 3197. O acusado foi flagrado pelos PMs, quando conduzia o carro nas imediações BR-324, em Feira de Santana, por volta de 1 hora, desta segunda-feira (23). 


Além dos 10 sacos de maconha,o acusado ainda transportava 8,5 quilos de cocaína distribuída em 17 pacotes de 500 gramas. 

Rubenilson, assim como a maconha e a cocaína, foram apresentados na 1ª Coorpin, para lavratura do flagrante. 



Ronda no Bairro surpreende homem armado em Itabuna 
 
Por volta das 11 horas desta segunda-feira (23), uma guarnição do Ronda no Bairro prendeu Welleson de Jesus Pereira por porte ilegal de arma de fogo, durante abordagem no bairro São Pedro. 

Além da arma, um revólver calibre .38, com três munições, foi encontrado também com Wellerson 46,75 gramas de maconha e um cigarro da mesma droga no bolso da bermuda.

O acusado, a arma e droga, foram apresentados na delegacia local, para adoção das medidas cabíveis.


CIPE- Caatinga apreende arma durante abordagem em Abaré

Nesta segunda-feira (23), por volta de 0 hora, na localidade de Umbuzeiro, no Município de Abaré, BR-116, uma guarnição da CIPE-Caatinga flagrou e prendeu Augusto Gomes Filho, 50 anos, que portava um revólver calibre .38, com seis munições.

A prisão aconteceu quando os policiais, em patrulhamento, faziam abordagens na via e encontraram a arma com o acusado. 

A ocorrência teve registro na delegacia local, onde foram apresentados acusado e arma.

Jaguaraci Barbosa

BPRv/TOR apreende 10 sacos de 50 quilos com maconha em Feira de Santana

segunda-feira, 23 de abril de 2012

PMBA dá o tom e termina funk do pó apreendendo 17 jovens em Brumado


Baile Funk do pó termina com o tom da Polícia Militar, que apreendeu 17 adolescentes, na madrugada desta segunda-feira (23), na Rua Anita Garibaldi, no bairro Malhada Branca, no Município de Brumado.

Com os jovens de idade entre 11 e 16 anos, a Polícia Militar apreendeu 19 papelotes de cocaína, certa quantidade de crack e pouco mais de 30 reais. Já a proprietária do estabelecimento alegou na delegacia não saber da existência de drogas na festa. Segundo ela o baile acontece todos os sábados.

Os adolescentes apreendidos encontram-se à disposição dos órgãos competentes.

Jaguaraci Barbosa

PMBA homenageia Tiradentes e celebra seus 187 anos

Em comemoração aos 187 anos de criação e homenageando o patrono da Corporação, o alferes José Joaquim da Silva Xavier, Tiradentes, a PMBA realizou uma solenidade cívico militar nesta segunda-feira (23), na Vila Policial Militar do Bonfim (VPMB), na Avenida Dendezeiros.


Durante o evento a "Milícia de Bravos" condecorou com as Medalhas (Mérito Policial Militar e a do Mérito Marechal Argolo – Visconde de Itaparica) autoridades, personalidades e instituições que contribuíram para o progresso da Polícia Militar nos serviços prestado à sociedade.



Em seguida, foram anunciadas as promoções dos novos coronéis da PMBA, os coronéis Paulo Afonso, Antonio Fontes, Adelmario Xavier, Inácio Paz e o Coronel BM Paulo Guerra.



Para o governador Jaques Wagner, além do aniversário da PM, a data é importante também porque reverencia Tiradentes que inspira pela entrega às causas maiores da nação brasileira: a liberdade e a independência. “Esta é a trilha que estamos seguindo nos últimos anos no Brasil e na Bahia, procurando garantir a liberdade com igualdade de oportunidade e melhorar as condições de todos”.

O governador destacou que a Polícia Militar presta um serviço nobre à população, que é a garantia da ordem e da segurança, e por isso tem recebido os esforços para a melhoria das condições de trabalho. “Estamos formando mais dois mil policiais que vão integrar a força e melhorando a tecnologia. Vamos continuar prestigiando, porque entendo que a segurança é uma prioridade da Bahia e do Brasil como um todo”.

Para o comandante-geral da PM, Coronel Alfredo Castro, o aniversário da instituição é um marco representativo em conjunto com os 220 anos de Tiradentes. “Ele é um exemplo cultuado diuturnamente por nossa instituição. O bem-estar com a sociedade é o exemplo que ele nos deu. Temos a certeza de que estamos avançando a cada momento e a cada dia com os exemplos de luta que Tiradentes deu à sociedade e aos policiais”. Finalizou.

Cristiane Modesto

domingo, 22 de abril de 2012

REUNIÃO DE AVALIÇÃO PARCIAL : NO DIA DE TIRADENTES PM COMEMORA ÍNDICES DO “MICARETA DE FEIRA DE SANTANA”

Até o terceiro dia(21) de festa não houve homicídio no circuito do evento, dado afirmado pela Delegada Coordenadora do Núcleo de Estatística do CEDEP. ”Felizmente não temos nenhum índice de homicídio, na Micareta de Feira de Santana de 2012, e também não temos nenhuma tentativa de homicídio até a presente data, disse Dra. Katia Brasil.
 
A PM garantiu a segurança e alegria dos foliões, na noite de terça-feira(20), durante a apresentação da banda Chiclete com Banana e ainda mais 20 atrações, com destaque para banda Eva, Harmonia do samba e Magori Lord.


A palavra que regeu a reunião foi INTEGRAÇÃO, e o comandante geral da PMBA, coronel Alfredo Castro ressaltou, “hoje nós temos policiais, todos eles, com espírito de Tiradentes incorporado, o de bem servir a comunidade e trazer para a comunidade o de melhor. A Segurança Pública, hoje tem no seu patrono a referência, como situação, como uma premissa para desenvolver nosso trabalho que foi feito por Tiradentes, de luta, de dignidade, que teve Tiradentes na sua época.” 


MARIA FELIPA OFERECE SALA DE CUIDADOS DURANTE O “MICARETA DE FEIRA DE SANTANA”
“Foi um cuidado muito especial, que a sala teve comigo, pois eu vim da minha cidade, fiquei aqui (hospedada no Centro Arquidiocesano da cidade), fui muito bem tratada, as profissionais bastante capacitadas e muito carinhosas e atenciosas com todas as policiais atendidas”, afirmou a capitã Cristiane, do 14°BPM/Santo Antônio de Jesus, sobre o uso dos serviços da Sala de Cuidados, do Maria Felipa.

sábado, 21 de abril de 2012

PMBA participa de encontro sobre revitalização do Centro Histórico

Um SOS para as necessidades do Centro Histórico de Salvador, (CHS), com vistas à Copa do Mundo de 2014, foi o tema de reunião ocorrida na manhã da quinta-feira (19), no auditório do Hotel Boutique, em Nazaré, organizada pelo Ministério Público da Bahia. O evento contou com a participação da Polícia Militar da Bahia, através do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do CHS, além de representantes de outros órgãos e instituições estaduais, municipais e de empresários que atuam na região.

Representando o comandante do 18º BPM, tenente coronel Anselmo Alves Brandão, o sub comandante major Arnaldo ressaltou o trabalho preventivo que a polícia militar vem implementando na região. “Nós fechamos pontos de reciclagem no Gravatá que eram usados como esconderijo de traficantes e locais de prostituição; vinte casarões abandonados ou utilizados ilegalmente também foram fechados no Pelourinho”.




O subcomandante ainda destacou, “se vocês chegarem na Deltur ou na Delegacia dos Barris vão encontrar várias ocorrências de infratores conduzidos por nossas guarnições. Temos buscado apoio da Prefeitura para garantir a iluminação e limpeza do Pelourinho e seu entorno e temos fiscalizado, pois estas situações direta ou indiretamente contribuem para o cometimento de delitos”, esclareceu o major. Ele informou também, que até o fim deste mês, 70 policiais militares novos irão incorporar a tropa do 18º BPM, reforçando o policiamento da área. Após outras duas reuniões que devem ocorrer em Maio e em Junho, um documento será apresentado ao Governador Jaques Wagner com propostas de revitalização do Centro Histórico por pessoas que vivem o dia-dia e conhecem bem a região.


Raimundo Varela entrevista Governador e prico sobre a novala da reintegração no Balanço Geral

Nos dias 11 e 12 deste mês, no Programa Balanço Geral, Raimundo Varela entrevistou, respectivamente, o Governador Jaques Vagner e Marco Prisco, lider do Movimento Policial Militar deflagrado em fevereiro passado.
 
Onde o governo diz que buscará os meios legais para impedir a volta de Prisco e este mostra documentos de reintegração e anistia da justiça que, segundo ele, estão sendo desrespeitados.


                                                                                                                  Video extraido do youtube


Jaguaraci Barbosa

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Base do Calabar realiza Oficina de Capacitação de Visitas

Proporcionando maior integração com a comunidade, durante todo o dia desta sexta-feira (20) os policiais militares da Base Comunitária de Segurança (BCS) Calabar, realizaram a “Oficina de Capacitação de Visitas”, no auditório do Hotel Mar Azul, no Porto da Barra.

A Oficina que visa sensibilizar e programar as visitas comunitárias foi aberta pela manhã, com a palestra da sargento Cecília. Ela esclareceu sobre o funcionamento da ferramenta “Tempo Evento Espaço Pessoas (TEVEP), que facilita a construção de projetos e desenvolvimento de atividades, pois ajuda a organizar o tempo”, afirmou a sargento ao explicar o método.


Em seguida, o tenente Wladmir palestrou sobre como desenvolver melhor o trabalho no aspecto legal da atividade policial. Entre os temas abordados, a Nova Lei de Prisões nº 12.403. “Conhecer essa Lei vai auxiliar nas abordagens policiais, trata do campo dos direitos humanos e serve para que possamos entender o porquê do ‘prendeu e soltou’, auxiliando nas abordagens”, destacou o tenente.

“A realização da Oficina é uma atitude excelente, louvável e mostra como o policial está incorporando o serviço e vivendo a missão comunitária, trabalhar com o público”, considerou o subcomandante do CPRC/Atlântico, tenente coronel Cirne, ao final dos trabalhos da manhã.

Como forma de agradecimento os palestrantes receberam certificados. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) se fez presente, através do coordenador de políticas públicas da Superintendência de Prevenção a Violência (SPREV), coronel Vasconcelos, que representou o superintendente, coronel Zeliomar. “É um esforço governamental da diretriz de governo através da SSP, diante da responsabilidade de mudar uma realidade social que envolve seus órgãos (PM, PC, DPT) que estão envolvidos na prática da segurança pública”, disse o coronel Vasconcelos. 

A comandante da BCS/Calabar, capitã Maria Oliveira, informou que no período da tarde seriam realizadas as Oficinas, onde os grupos confeccionam os projetos com desenvolvimento do cronograma para realização das visitas. “Idealizado por todos da BCS, a Oficina é uma realização”, comemorou a capitã Maria, que explicou o processo de capacitação em projetos pelo qual passaram os PMs no ano de 2011, na Escola Homo Sapiens em Minas Gerais. Também estavam presentes o comandante da 41ªCIPM/Federação, major Jutamar e o subcomandante da BCS/Nordeste, tenente Henrique.

Jornalista Raquel Lins

PM divulga redução nas ocorrências policiais na Micareta de Feira

Uma redução de 32,5% nas ocorrências policiais no primeiro dia de Micareta da cidade de Feira de Santana essa foi a informação divulgada pelo coordenador de Planejamento Operacional do Comando de Policiamento Regional Leste da Polícia Militar - CPRL, major Márcio Mazza, durante a Reunião de Avaliação realizada nesta sexta-feira (20), na sede do 1 Batalhão da PM.

Na abertura do evento, o comandante do CPRL, coronel Hélio Gondim parabenizou o trabalho realizado pelos policiais militares e demais órgãos envolvidos que contribuem para a realização da micareta. Em seguida, a delegada Kátia Brasil elogiou o trabalho em conjunto das polícias militar e civil e pediu uma atenção para os pequenos furtos, que neste período, estão ocorrendo nas imediações da estação Rodoviária. 

"Nesta primeira noite de festa não houve registro de homicídios ou agressões nos circuitos e obtivemos também um decréscimo nas ocorrências de furtos e vias de fato em relação ao mesmo período do ano passado” relatou o major.


 Em representação ao prefeito do município, Tarcisio Pimenta, o secretário de Prevenção a Violência, Misael Freitas falou sobre a contribuição da Guarda Municipal na segurança patrimonial da cidade. A reunião foi encerrada com a apresentação de um vídeo institucional da Coordenadoria de Missões Especiais da PM, na qual o coronel Carvalho Melo mostrou imagens das ações dos policiais militares na primeira noite da folia.

O encontro contou também com as presenças do tenente coronel do 2º Grupamento de Bombeiros Militares e do delegado Regional da Polícia Civil, Ricardo Brito.

Sd Jornalista Cavalcante

Arquivo do blog