Translate

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mega operação captura traficantes no Nordeste

Com o objetivo de reforçar o policiamento ostensivo no Complexo do Nordeste de Amaralina e desarticular traficantes remanescentes da quadrilha de Marcelo Henrique dos Santos, conhecido como “ Elias”   ou “Pinto”, a polícia deflagrou na madrugada de hoje (4) a “Operação Manutenção da Ordem”. Na ação foi capturado Eli Sandro Santos Xavier, 26 anos, conhecido pelo apelido de   “Delícia ”, braço direito do traficante   “Elias ”, o Ás de Ouros   do   Baralho do Crime   elaborado pela Secretaria da Segurança Pública.
 
Também foi preso Francisco Barbosa dos Santos Filho, 27, o “ Chico Malta ”, cunhado de “ Elias”.   Com os dois bandidos foram apreendidos um revólver calibre 38, com numeração raspada, e 30 papelotes de cocaína. A dupla, que teve o “comércio” fragilizado depois da implantação das Bases Comunitárias de Segurança na região, trocava frequentemente de residência, na localidade do Boqueirão (Santa Cruz), para evitar ser capturada.
 

“Os dois funcionavam como executores da quadrilha. Só na região do Nordeste de Amaralina,   Delícia   é acusado de cometer três homicídios”, informou o delegado titular da 28ª Delegacia Territorial (Nordeste de Amaralina), Marcelo Sansão.
 
 Ainda segundo o delegado, a quadrilha já era investigada pela 28ª DT, pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa e pelo Setor de Inteligência da Polícia Militar. Ele acrescentou que “ Delícia”   e “ Chico Malta”   tinham prestígio dentro da organização criminosa. “Matavam quem estava devendo e os rivais de outras   bocas de fumo ”, pontuou.

A operação, deflagrada pelas polícias Militar e Civil e com o apoio da Superintendência de Inteligência da SSP, contou com um efetivo de 140 policiais e um suporte de 40 viaturas.


Prisões

Chico Malta   foi o primeiro a ser detido, na localidade conhecida como Boqueirão, no Complexo do Nordeste de Amaralina. Ele estava na rua, juntamente com outros componentes da quadrilha e tentou fugir com a chegada da polícia, mas foi preso logo em seguida. Com mandado de prisão em aberto e respondendo pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de armas e formação de quadrilha, Vinícius Caetano de Jesus Pereira, o “Piloto”, 20 anos, estava em prisão domiciliar concedida pela Justiça e também integrava a quadrilha liderada por   Elias . Com ele foram encontradas armas e drogas.

Já   Delícia   foi capturado perto de casa portando drogas. De acordo com o delegado Odair Carneiro, coordenador do Grupo de Suporte Operacional da Polícia Civil, setor montado há quatro meses, para atuar em situações excepcionais de Força Tarefa, as prisões e apreensões representam uma quebra na estrutura da quadrilha, “uma vez que   Delícia   e   Chico Malta   lidavam com a logística do bando”.

Segundo o major Ricardo Passos, coordenador geral das Bases Comunitárias de Segurança do Nordeste de Amaralina, até o mês de novembro, dando prosseguimento à meta de reduzir as lideranças da quadrilha de “ Elias”   no Nordeste de Amaralina, serão mantidos 70 policiais militares do Batalhão de Choque, Esquadrão Águia e Rondesp naquelas localidades. “Blitze nas entradas e saídas daqueles bairros, bem como abordagens a pontos de ônibus, bares, dentre outras ações, serão intensificadas por estas guarnições, além do trabalho preventivo já desenvolvido pelas Bases Comunitárias de Segurança”, ressaltou.


Secretaria de Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog