Translate

sexta-feira, 22 de junho de 2012

19 mil policiais atuam na Operação São João da Bahia

 A Polícia Militar da Bahia (PMBA) preparou um esquema especial de segurança para os festejos juninos em todo estado. A ação contará com o emprego de 19 mil policiais militares que estarão distribuídos na capital, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e nas cidades onde acontecem a tradicional festa de São João. A operação teve início no último dia 12 e seguirá até o dia 30 de junho, envolvendo as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro.

Na capital, a PM intensificará o policiamento nos bairros de Cajazeiras, São Cristóvão, Tancredo Neves, Sete de Abril, Centro Histórico, Liberdade Paripe e Pirajá. Só no Pelourinho serão empregados 1.440 policiais militares, 14 câmeras de monitoramento, dez postos de observação, seis pontos de abordagens (com uso de detectores de metal). Contará também com dois postos de atendimento ao cidadão, localizados na Praça da Sé e no Largo do Pelourinho.

Já no interior, 500 policiais das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (CIPEs) foram mobilizados para atuar nas cidades cuja concentração de pessoas é maior, como Amargosa, Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe, São Sebastião do Passé, Cachoeira, Camaçari, Cruz das Almas, Euclides da Cunha, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde e São Gonçalo dos Campos, entre outras.

Prevenção - O Corpo de Bombeiros atuará com um efetivo de 595 militares, sendo 314 na capital e Região Metropolitana do Salvador (RMS), a exemplo de Camaçari, São Francisco do Conde, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila e 281 nos municípios onde ocorrem festejos juninos, a exemplo de Feira de Santana, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Senhor do Bonfim, Itaberaba, Paulo Afonso, Cruz das Almas, Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Itabuna, entre outros.

Além das vistorias preventivas dos palcos em locais de grande concentração de pessoas, os bombeiros atuarão nas ocorrências de atendimento pré-hospitalar, prevenção e combate a incêndio, busca e salvamento e operações de defesa civil, através do emprego de 16 viaturas, sendo três autorápido, 11 de combate a incêndio e um de busca e salvamento, além de uma ambulância do SALVAR.

Para os que irão curtir o São João, os Bombeiros recomendam não soltar balões, soltar fogos apenas em locais seguros, não saltar sobre fogueiras e não acender fogueira jogando produtos inflamáveis.

Nas estradas – O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e as Companhias Especializadas iniciam a "Operação São João 2012" a partir das 8h desta sexta-feira (22), seguindo até a manhã do dia 25/06, sendo utilizados dois mil policiais militares por dia, que utilizarão viaturas, cães farejadores, etilômetros, além da aeronave do Grupamento Áereo da PMBA (GRAER), objetivando realizar abordagens visando a prevenção de acidentes de trânsito, bem como coibir o tráfico de armas, drogas e de pessoas, em especial a modalidade de exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Serão fiscalizados veículos e condutores, assim como os equipamentos e documentos de porte obrigatório, a utilização de bebida alcóolica; transporte clandestino de explosivos, excesso de passageiros e de velocidade, por meio de equipes itinerantes e postos de abordagem nas BA-093, BA-526 , BA-535, BA-052, BA-220, BA–084, BA-502, BA-522, BA-001 BA-540 e BA–046.

Para um São João mais seguro nas estradas a PM recomenda ao condutor de veículo que não faça uso de bebida alcoólica na direção, a utilização do cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo, respeitar os limites de velocidade da via e obedecer as sinalizações das vias, a fim de evitar acidentes durante a viagem.

A Polícia Militar deseja a todos um São João de muita PAZ e ALEGRIA!

Nota PMBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog