Translate

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PROERD COMEMORA 20 ANOS


O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) comemora 20 anos no Brasil e,  para marcar a data, a Polícia Militar do Estado iniciou ontem o I Encontro Técnico Internacional da iniciativa. O evento vai até amanhã e terá a participação de instrutores do Proerd de todo o país que visitarão as iniciativas do Estado e assistirão a palestras.


O programa leva atividades educacionais às salas de aula para prevenir o abuso de drogas e a prática de atos de violência entre estudantes do ensino fundamental. No Estado do Rio, o Proerd vai atingir a marca de 750 mil crianças salvas da dependência até o fim do ano. No Brasil, são mais de 15 milhões.

Presente à abertura do encontro, que aconteceu no Teatro Carlos Gomes, no centro do Rio, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, destacou que as ações preventivas são fundamentais como política de combate às drogas.

- A Polícia Militar tem um trabalho robusto e objetivo na prevenção que é o Proerd, tanto é que ele se sustenta há 20 anos. Isso fundamental para, no mínimo, se democratizar a informação sobre a droga. Fico muito orgulhoso de ser o secretário na data em que esse programa completa 20 anos - disse Beltrame.

Coordenadora estadual do Proerd, a major PM Patricia Serra afirmou que o segredo do sucesso do projeto é a educação com o coração. Durante um semestre, os alunos das escolas da rede pública assistem às aulas com instrutores, que são policiais militares.

- Os encontros acontecem uma vez por semana, e as crianças acompanham os conteúdos apresentados através de um material didático, chegando a 17 lições. Já são 20 anos, mas ainda temos muito a fazer - afirmou Patrícia.

A abertura do encontro contou com a apresentação do coral do Proerd com crianças da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo. À tarde, o comandante-geral das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora),  Rogério Seabra, fez uma palestra sobre a proximidade da pacificação com o Proerd. Hoje, os participantes do encontro farão uma visitação a quatro UPPs. Lá, eles poderão ver como o programa atua dentro das unidades.

- O Proerd atua com a proximidade. É um conjunto de pais, professores e alunos. Saber lidar com a temática e entender que droga quase sempre é uma carência por algo mais - disse Seabra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog