Translate

segunda-feira, 12 de março de 2012

Aspra acusa Globo de manipular escuta telefônica


Ora, ora, ora… Circula na internet um suposto fac-simile da transcrição de um trecho das conversas gravadas entre o ex-soldado Marc os Prisco, presidente da Aspra-BA (Associação dos Soldados, Bombeiros e seus Familiares no Estado da Bahia) e o advogado Davi Salomão, também ex-PM e um dos líderes da greve parcial de 12 dias da Polícia Militar do Estado da Bahia. Segundo o documento, cuja autenticidade não podemos afiançar, o diálogo-bomba que detonou a greve dos policiais militares baianos nunca teria existido. Não da forma como foi apresentado pela Rede Globo, na edição de 8 de fevereiro deste ano do Jornal Nacional. 

É sobre o assunto, mensagem enviada ao À Queima Roupa pelo advogado Fábio Brito, coordenador jurídico da Aspra-BA e que lhe foi endereçada pela representação da entidade em Ilhéus. Mas, na velocidade com que as notícias correm mundo via internet, o tema já é de domínio público. Confira alguns trechos do texto e a reprodução do suposto fac-simile.

    “(…) Agora que a poeira está baixando as verdades que sempre apontamos e que os meios de comunicação de massa sempre ocultaram ou distorceram estão vindo à tona. Tivemos acesso ao Relatório do Serviço de Inteligência que denuncia todos os envolvidos e não envolvidos (porém denunciados) no movimento de greve da PM BA. É interessante observar que o que foi divulgado na mídia podre por Willian Bonner e sua quadrilha agora vem à tona com a própria transcrição da força-tarefa para o MP e demais órgãos do Estado. É imprescindível que todos leiam na íntegra e depois tirem suas conclusões, pois diferentemente do que a Rede Globo fez, o nosso objetivo não é alienar as mentes para manipular as ações das pessoas, o nosso objetivo é levar a informação com imparcialidade como toda a imprensa séria deveria ser (…)”.

Mais adiante, o texto aponta o que seria mais um indício de utilização da emissora em desfavor dos amotinados:

    “(…) CONVERSA ENTRE PRISCO E SALOMÂO

    Datada de 05/Fev/2012, às 19h27min. Confiram às fls. 14 da denúncia do MP. Ninguém falou da conversa de Prisco com o Sgt Athaide, de Santo Antônio de Jesus, quando Prisco diz que orientou aos amotinados que não atirassem porque ele não queria confronto. Ninguém fala que as únicas provas acostadas nas denúncias são apenas reportagens retiradas da internet. Há ainda absurdos como o fato de não constar no relatório nada contra o sargento Fábio Brito, que é coordenador jurídico da Aspra, e Augusto Júnior, que é coordenador da Aspra em Ilhéus, assim como outros, e mesmo assim foram denunciados, o que fica evidente que o objetivo é punir ilegalmente as pessoas ligadas à Aspra. Nós da sociedade civil organizada não podemos nos calar, temos que exigir direito de resposta e uma retratação pública da Rede Globo, além de requerer indenização por danos morais, temos que cobrar do Governo a anistia que ele prometeu em rede de TV estadual e não vem cumprindo assim como temos que requerem a imediata soltura dos presos políticos e a revogação das prisões (…).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog