Translate

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Inauguração do CICOM em Jequié beneficiará 350 mil habitantes


O 19º Batalhão da Polícia Militar em Jequié inaugurou nesta terça-feira (7) o Centro Integrado de Comunicação (CICOM), sistema de telecomunicação criado para integrar as ações entre as polícias militar, civil e Corpo de Bombeiros, beneficiando cerca de 350 mil habitantes em toda região. O lançamento do sistema foi realizado na sede do Batalhão, com as presenças do governador Jaques Wagner, acompanhado do secretário de Segurança Púbica, Maurício Barbosa, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, entre outras autoridades.
   



“O Centro visa unificar as ações das polícias militar, civil e bombeiros com mais precisão, visando reduzir cada vez mais os índices de criminalidade nas regiões que agora estão interligadas ao sistema. A previsão é que todos os órgãos da Segurança Pública do Estado operem num só sistema de comunicação, possibilitando assim maior eficiência no atendimento das ocorrências policiais”, ressaltou o coronel Alfredo Castro.

O Centro de Operações contará com o efetivo de 46 policiais entre militares, bombeiros e civis, além de funcionários civis que irão auxiliar a população 24 horas por dia, em tempo real, para atender as ocorrências que abrangem aproximadamente 15 municípios. Nas diligências serão empregados de 1.200 policiais, destes, 700 são policiais militares, com apoio de 80 viaturas.

Para o coordenador do Centro em Jequié, capitão Augusto Almeida, com o auxílio do GPS, a nova ferramenta agilizará o tempo de resposta nas situações delituosas. “A partir de agora é possível saber a tempo qual a guarnição mais próxima da ocorrência solicitada”. informou o oficial.

O CICOM beneficiará os municípios de Itiruçu, Iramaia, Lajedo do Tabocal, Lafaete Coutinho, Manoel Vitorino, Cravolândia, Santa Inês, entre outros, que irão dispor do serviço que centraliza as ligações do 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Ao final da solenidade também foi inaugurada uma sala de musculação, que objetiva proporcionar  melhor qualidade de vida e bem estar para policiais militares e familiares.

O Cicom de Jequié é o sexto inaugurado no estado e integra as ações do Pacto Pela Vida, que tem como objetivo reduzir os índices de violência no estado. Em 2013, por meio do PPV, já houve uma redução de 20% no número de homicídios no estado.

Soldado Cavalcante/DCS-PMBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog