Translate

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Deputados avaliam momento como inoportuno para 'greve' da PM

O mérito da pauta de reivindicação dos policiais militares não foi tratada pelos dois deputados estaduais ouvidos pela reportagem do Bocão News na tarde desta quarta-feira (12). Rosemberg Pinto (PT) e Carlos Gaban (DEM) deixaram as divergências partidárias de lado quando instados a analisar a eminente deflagração da Operação Tartaruga.

Em assembleia geral realizada na última terça-feira (11), no Ginásio dos Bancários, em Salvador, os policiais sinalizaram para a possibilidade de reduzir o efetivo. “Os serviços serão executados de forma mais lenta durante a Copa das Confederações”, declarou o vereador Marco Prisco (PSDB), coordenador da Aspra.

Rosemberg Pinto, líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), acredita na ponderação dos próprios militares. “Os policiais são cidadãos da Bahia e desejam ter um estado bom. O governador Jaques Wagner sentou-se à mesa de negociação e hoje, diferente de quando foi deflagrada as duas greves do ano passado, existe diálogo”.

O petista criticou a postura de Prisco. De acordo com ele, na condição de representante da categoria deveria ter mais consciência dos atos. “Vejo em Prisco uma tentativa de desviar o foco da greve dos servidores municipais. Ele pode estar utilizando os policiais como massa de manobra”, criticou Rosemberg.

Por outro lado, o deputado reitera que não está avalizando a paralisação dos servidores municipais. Defende, o petista, na mesa de negociação a necessidade de manter o bom senso e o diálogo.

Vice-líder da oposição na Alba, Carlos Gaban (DEM), faz uma reflexão um tanto diferente. Para ele, no mérito os policiais estão corretos, mas o momento é inoportuno. O cenário é desfavorável ao estado, conforme divulgado pela Fifa, organizadora da Copa das Confederações. Salvador vai receber o menor número de turistas estrangeiros entre as cidades-sedes do torneio.

“Se a PM deflagra esta operação vai dar o mesmo prejuízo ou um prejuízo semelhante ao do Carnaval de 2012. A reivindicação é justa e pode ser retomada tão logo termine o torneio ou em qualquer outro momento”.

Os policiais exigem, para não iniciar o ato de protesto, a extinção da escala de ciclo/período e a regularização da gratuidade do transporte público para os PMs em todo o Estado. As duas reivindicações devem ser atendidas de forma imediata.

Em entrevista ao Bocão News, logo após a assembleia, Prisco disparou: os dois pedidos são direitos previstos em lei e devem ser acatados de imediato. A categoria decidiu que se não for resolvido o problema até dia 18 a operação entra em vigor.

O primeiro jogo da Copa das Confederações na Fonte Nova acontece no dia 20 de junho. A partida será disputada entre as seleções da Nigéria e do Uruguai. 

Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog