Translate

sábado, 3 de agosto de 2013

Conselho de Segurança Pública do Nordeste se reúne em Salvador



Fortalecimento das divisas dos estados do Nordeste, a integração entre as Polícias e a troca de experiências no segmento da Segurança Pública foram alguns dos assuntos tratados durante a 36ª reunião do Conselho Nacional de Segurança do Nordeste (Consene), realizada nesta sexta-feira (2), no Hotel de Trânsito da Aeronáutica, em Ondina, que reuniu representantes das Secretarias de Segurança Pública, Polícias Militares e Civis e Corpos de Bombeiros do Nordeste, além da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

O comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, representando o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, iniciou o evento desejando boas vindas aos participantes dos nove estados e relembrou o objetivo do encontro: “Trocar experiências e idéias para fazer a melhor segurança para os estados da região Nordeste”.

Em seguida o secretário de Segurança e Defesa Social de Pernambuco (PE), Wilson Damázio, que presidiu o evento, destacou que, ‘além da troca de experiências e a elaboração conjunta de estratégias de combate à criminalidade, o evento possibilita à aproximação dos representantes dos diversos órgãos de defesa social.

O programa estadual Pacto Pela Vida, que visa reduzir os índices de criminalidade em todo estado, foi apresentado pela delegada Ilma Paiva. Lançado em 2011, o programa apresentou resultados positivos no primeiro semestre deste ano com uma redução de 10,8% nos crimes violentos letais intencionais (CVLIs), que compreendem homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, nos primeiros seis meses deste ano na Bahia, em relação ao mesmo período de 2012.

Compromisso reafirmado - No encontro também foi assinado o termo de cooperação técnica entre os partícipes do Consene no intuito de reafirmar o compromisso entre os estados do Nordeste no desenvolvimento integrado de ações e operações policiais.

O acordo ainda destaca o compartilhamento de informação nas áreas de inteligência e logística, além da disponibilização de cursos de capacitação com foco no controle aos crimes de roubo de carga, roubo a estabelecimentos financeiros, tráfico de drogas e comércio ilegal de explosivos nas áreas de divisa entre os estados.

O presidente do Consene e secretário de Segurança Pública do Ceará, coronel Francisco Bezerra, destacou como esses encontros contribuem para congregar ações entre as polícias. “As inteligências dos estados trocam informações para evitar delitos e compartilham dados para capturar criminosos que se escondem em estados vizinhos”, detalhou.

Divisa Segura - Uma das operações que resultaram desses encontros do Consene foi a Operação Divisa Segura, que tem como objetivo o fortalecimento das divisas entre os estados para reduzir a violência e a criminalidade nestas regiões.

Na noite de ontem (2), durante a abertura do evento, o Grupo de Teatro apresentou aos integrantes do Consene uma performance sobre a cultura baiana e o Coral da PM entoou os Hinos Nacional e da Bahia.

DCS/PMBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog