Translate

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Policiais e bombeiros invadem Congresso Nacional para cobrar votação da PEC 300

Cerca de 300 policiais militares, civis e bombeiros invadiram na tarde desta terça-feira (20) o Salão Verde da Câmara dos Deputados para pedir a votação, em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 300), que estabelece o piso salarial nacional das categorias. 



O ato, que começou na Esplanada dos Ministérios, se estendeu para dentro da Casa. Seguranças ainda tentaram impedir a entrada dos manifestantes, mas não conseguiram. Após a invasão, o presidente Henrique Eduardo Alves (PMDB) aceitou receber uma comissão para negociar a saída pacífica dos revoltosos e marcar uma data para a votação da proposição. 

O líder do movimento grevista da Polícia Militar da Bahia em 2012 e atual vereador de Salvador, Marcos Prisco (PSDB), participa do protesto, apesar de já ter afirmado, em entrevista ao Bahia Notícias, ser contra a PEC 300. Representantes de várias categorias ligadas a saúde também tentaram invandir o Congresso nesta terça.

 De acordo com reportagem do Correio Braziliense, cerca de 150 pessoas chegaram a forçar a entrada pela chapelaria da Câmara, mas policiais militares atiraram spray de pimenta e conseguiram dispersar o grupo. Porém, cerca de 10 terapeutas ocupacionais tiveram acesso ao local por outras entradas e também invadiram o Salão Verde para pedir a manutenção dos vetos presidenciais da regulamentação do exercício da medicina, o chamado “Ato Médico”, que será votado ainda nesta noite. 

Além disso, índios ocupam os corredores próximos as salas onde são debatidas as comissões. Grupos contrários e favoráveis à demarcação das terras indígenas protestam no local.

Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog