Translate

sexta-feira, 11 de maio de 2012

BOPE da Polícia Militar da Bahia é uma realidade para a Copa 2014

O futuro Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE da Polícia Militar da Bahia já começa a ser uma realidade. No dia 11 de abril, a comissão designada para elaboração do projeto de criação e implantação da unidade apresentou o trabalho concluido para a análise de um grupo de oficiais especialistas na área, na sala de reuniões do Subcomando Geral da PM.



Durante o processo de elaboração, policiais militares das áreas de operações especiais, inteligência, logística e capacitação realizaram um benchmarking, através de consultas a especialistas e de visitas técnicas à policias se outros Estados, como: BOPE do Rio de Janeiro, o GATE de São Paulo, o BOPE do Distrito Federal e a CIOE de Pernambuco.

A partir de agora, o projeto segue para execução sob acompanhamento e orientação do Escritório Corporativo de Projetos, setor recém-instalado no Departamento de Planejamento, que terá por finalidade oferecer o suporte doutrinário para a elaboração e gerenciamento de projetos na PMBA e acompanhamento da execução.


O BOPE atuará no atendimento de ocorrências policiais de alta complexidade, na realização de ações de alto risco no âmbito da segurança pública, no gerenciamento de crises e na capacitação e treinamento de tropas especializadas.

Já o Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos – BEPE teve seu efetivo apresentado ao comandante da unidade, o major Henrique Melo, no dia 26 de abril. O efetivo, oriundo do Batalhão de Polícia de Choque, passa a integrar a novo batalhão e terão como primeira missão o policiamento do tradicional BA X VI, na final do Campeonato Baiano.



Estas iniciativas integram o planejamento estratégico da Polícia Militar da Bahia para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, com vistas a dotar o Estado de plena capacidade para assegurar a segurança pública de grandes eventos internacionais desportivos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog