Translate

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

7 de Setembro: um feriado cívico, militar e familiar



Terra tropical, dia de sol, feriado prolongado, mas a família baiana não abriu mão de comparecer, ver e aplaudir as tropas da Polícia Militar, das forças armadas, fanfarras e grupos sociais que desfilaram no 7 de Setembro, em homenagem aos 190 anos da independência do Brasil.




A tropa policial militar, composta por 2.182 homens e mulheres, foi ansiosamente esperada pela família Ferreira, principalmente por Jeferson Ferreira, 9 anos, que sob o olhar do pai, na companhia dos primos, vibrou com a tropa de Controle de Tumultos e Distúrbios Civis do Batalhão de Choque. Foi a que mais gostei, eles formam um escudo que protege as pessoas”, revelou.




Uniformizadas de policiais militares, bombeiros, militares das forças armadas e de fanfarristas, as crianças fizeram a festa na avenida, orgulharam seus pais e encantaram os presentes com a graciosidade e o sentimento patriótico. Destaca-se, o desfile das crianças e adolescentes assistidas pela Casa Pia do Colégio dos Órfãos de São Joaquim, que integraram o destacamento de parada da PM, marcando a parceria existente entre as instituições.




Neste ano, o segmento feminino da Corporação ampliou a sua participação com um grupamento formado só por mulheres do Batalhão de Choque, que foi muito festejado pelas mulheres que assistiam.  “Mostrem a força da mulher...”, Parabéns! Vocês estão lindas...”, Orgulho meninas!” - foram alguns dos gritos espalhados na multidão, que refletem a importância da mulher na Corporação e na sociedade.

 O comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Alfredo Castro, ressaltou a vitória da democracia e da participação da PMBA na consolidação deste processo. “São 190 anos de independência, de estado democrático de direito, o policial militar faz parte dessas conquistas e da sua continuidade”, concluiu.


No evento, que este ano foi organizado pela Marinha do Brasil, o Corpo de Bombeiros encerrou a participação da PMBA apresentando vários grupamentos a pé e motorizado, inclusive unidades de combate a incêndio e busca e salvamento, mas a viatura Vovó de 1912 esguichando água roubou a cena e atraiu a atenção dos presentes.

Tão seguras quanto durante o evento, as famílias voltaram para casa, guarnecidas por 755 policiais militares, que, além de atuarem no circuito e no entorno da festa, fizeram a segurança em pontos de ônibus e em estações de transbordo.



Jaguaraci Barbosa/Cristiane Modesto

Um comentário:

  1. Excelente reportagem e fotos. Mas também, com uma dupla dessa: Cristiane e Jaguaraci. Parabens!

    ResponderExcluir

Arquivo do blog