Granadas de fumaça, sinalizadores, escudos e bastões foram alguns dos equipamentos utilizados pelos policiais militares que integram o Curso de Policiamento em Eventos Especiais durante uma simulação de escoltas de torcidas adversárias em estádios de futebol, realizada nesta sexta-feira (31), no Estádio Roberto Santos (Pituaçu).
O objetivo do curso é capacitar os policiais militares para atuarem em eventos esportivos de grande porte como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo FIFA 2014.
Foram aplicadas técnicas de prevenção de conflitos e de revista de pessoas, com o intuito de localizar armas de fogo, garrafas, fogos de artifícios ou qualquer outro objeto que ponha em risco a integridade física dos torcedores. Além dos 28 oficiais alunos do curso, também participaram da instrução 80 policiais militares que atuaram como figurantes.
O subcomandante do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (BEPE), capitão Elbert Vinhático, falou da relevância do treinamento para o bom desempenho das atividades policiais nos eventos esportivos. “O importante é preparar os policiais para possíveis situações de tumultos e conflitos entre torcedores, ou seja, é capacitar o policial para aprimorar o seu desempenho técnico”, finalizou.
Os oficiais que participam do curso realizarão, neste final de semana, no estádio de Pituaçu, o estágio operacional no jogo Bahia X São Paulo, pelo campeonato brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário