Translate

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Nilo apresenta provas e fotos contra policial que fez denúncia. PM se defende

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, apresentou documentos e fotos que questionam a postura do sub-tenente Evaldo Silva, que denunciou um suposto esquema de desvio de funções na Casa Legislativa, publicado com exclusividade pelo Bocão News.


Em entrevista realizada na Rádio Sociedade, na manhã desta quinta-feira (26), e no programa Balanço Geral, da Record Bahia, Nilo reforçou a crítica contra Silva que, de acordo com o presidente, "está ressentido (referindo-se ao sub-tenente Evaldo Silva). A verdade é que ele só queria viajar pelo interior ao invés de cumprir o trabalho dele na Alba. Aí devolvi para o Comando Militar", explicou Nilo, informando que Silva pediu para ficar. "Ele fazia política, planfetagem. Não sou contra, acho até normal, mas tem que cumprir o papel. Ele estava fazendo corpo mole, sem querer trabalhar", ressaltou o presidente, que disse ter devolvido Silva há 10 dias.

De acordo com Nilo, "militares são para segurança do presidente e da presidência", explicou, negando ter a quantidade de seguranças citadas pelo denunciante. "Nove não. De jeito nenhum. Eles trabalham de plantão. Não sei quantos são. E não posso andar sem segurança. Eu sou obrigado a andar com segurança", afirmou. Ainda se defendendo das acusações, Nilo ressaltou que "renuncio meu cargo se alguém provar que utilizei policiais para protegerem minha casa", referindo-se à denúncia de uso de PMs na segurança da casa dele em Guarajuba, também apontada pelo sub-tenente.

Na manhã de hoje, além das fotos, chegaram também à redação do Bocão News documentos que atestam a ausência do trabalho sem justificativa por parte de Evaldo das atividades que deveriam ser realizados na escala da Alba. Todos os registros são de 2009 e constam nos autos da Assembleia. Já em algumas fotos é possível ver Evaldo ao lado do deputado estadual Capital tadeu (PSB), o que, para Nilo, reforça a relação entre os dois e o ato dito por ele de "politicagem e planfetagem".

VEJA AS FOTOS:




DOCUMENTOS QUE CONSTAM A AUSÊNCIA DE EVALDO SILVA





PM se defende - Em contato com a redação do Bocão News, o sub-tenente rebateu as acusações. "Nilo insiste que a discussão é pólítica, mas não é. Fiz viagens sim e todas em minha folga. Todas, inclusive, em prol da categoria", afirmou o PM que também é coordenador da Ong Observatório da Cidadania, projeto idealizado pelo Capitão Tadeu. Já sobre os documentos que apontam ausência de Silva sem justificar - sendo o registro feito em três oportunidades, o PM indaga: "Se não justifiquei por quê não fui punido na época? Na polícia não existe falta injustificável. Ou o policial justifica ou é punido. Por quê só mostraram isso agora? Ou alguém errou ou inventaram este documento", afirmou.

Capitão Tadeu x Nilo: após denúncia do Bocão, relação estremece e atormenta Alba

Desde que o site Bocão News divulgou, com exclusividade, a denúncia sobre um suposto desvio de funções que ocorre na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a origem das discussões que trouxeram à tona as acusações fica ainda mais evidente. Isso porque, a denúncia foi feita pelo sub-tenente Evaldo Silva, que no último dia 26, trouxe à redação do Bocão News documentos que revelam uma ação praticada por polciiais militares que deveriam prestar serviços à Alba, mas que exercem outra função, cujo custo da atividade é pago com dinheiro público. Entre estas funções exercidas pelos PMs estão as de secretários de gabinetes, motoristas e seguranças particulares.

O sub-tenente que fez as denúncias é o coordenador da Ong Observatório de Cidadania, instituição idealizada pelo deputado estadual Capital Tadeu (PSB). Por ser um representante da categoria, quando foi formada a Comissão de modernização da PM na Bahia, em junho deste ano, o próprio presidente indicou Tadeu para representar a Alba. A comissão é um grupo de trabalho que realiza estudos e apresenta propostas para a reestruturação da Polícia Militar. Os membros foram empossados por Jaques Wagner, governador do estado, em cerimônia realizada na Governadoria. O coordenador do grupo é Secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, que tem o apoio do coronel Carlos Sebastião Eleutério, da Polícia Militar; de Clarissa Costa de Almeida, da Casa Civil; de Adriano Tadeu Oliveira, da Secretaria de Administração; além da procuradora Maria do Carmo Freaza, da Procuradoria Geral do Estado; e representantes da Assembleia Legislativa da Bahia.

Porém, após o Bocão News estourar as denúncias, Capitão Tadeu foi afastado do grupo de trabalho da comissão. O deputado confessou ao jornal Tribuna da Bahia surpresa com a suposta reação do pedetista, contudo destacou que o distanciamento do GT não irá atrapalhar o seu trabalho. “Estamos unidos desde maio discutindo vírgula por vírgula a atuação da PM. Vou continuar participando dos debates, apenas não vou assinar as atas”, afirmou. Diante da represália, as associações reunidas ameaçaram sair do grupo até que o parlamentar seja reabsolvido ao posto. O socialista, pré-candidato a uma vaga para a Câmara Federal, e o vereador Prisco (PSDB), com postulação para a Assembleia, estariam unidos às bandeiras dessas entidades para evitar incorreções na atividade dos policiais. 


Bocão News

Um comentário:

  1. Parabéns as fotos está com luta! Pelo ao menos eles sabem apresentar as fotos... Pec 300... Sub tenet. estava na luta de melhorias da PEc 300..
    @2014 vem ai vamos derrubar esse PT...

    ResponderExcluir

Arquivo do blog