Translate

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Policial do Bope fala sobre polêmica envolvendo jornalista


Um comentário feito na rede social Facebook por um oficial do Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar) gerou uma polêmica que repercutiu no Sindjor-MT (Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso) e na OAB-MT (Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso), e também dividiu opiniões na rede.

A polêmica começou no último dia 20, quando o policial militar Marcos Eduardo Ticianel Paccola postou o seguinte comentário em sua página pessoal: “Luto. Que Deus conforte o coração da família da nosso irmão da farda e já acalente o coração da família dos que fizeram essa atrocidade, porque quando nossas garras tocá-los eles não viverão mais um dia para ver o sol nascer!!! Pra cima deles. Força e honra sempre!”. 

Segundo o militar, a postagem foi feita em um momento de fragilidade por conta da morte do também policial Devanilson Gonçalves da Cruz, 21, que atuava na Força Tática da PM e foi morto a tiros no dia 19.

Diante do comentário, a jornalista Lisânia Ghisi, do Jornal A Gazeta, fez uma reportagem relatando o fato. Ela entrou em contato com a corregedoria da Polícia Militar, que informou que irá pedir explicações do oficial.

O comandante do Bope, major Joanildo Assis, também foi entrevistado pela jornalista e disse que o comentário foi feito na página pessoal do policial, e que não reflete a postura do Batalhão.

“Não fujo de meus compromissos e vou responder por isso onde quer que seja, irei por espontânea vontade”

Repercussão na rede

A matéria foi publicada na edição do dia 23 de outubro do jornal, e o capitão Paccola postou a reportagem em sua página pessoal do Facebook, o que gerou grande repercussão na rede social.

Alguns dos amigos de Paccola criticaram, por meio de comentários na página do policial, a reportagem. Alguns mais exaltados chegaram a incitar a violência contra os jornalistas.

Um dos seguidores, capitão Caveira, postou o seguinte comentário: “Eu acho que quando acabarem todos os bandidos do mundo, o próximo passo devem (sic) ser os jornalistas!”

Arrependimento e pedido de desculpas



“Respeito muito o trabalho dos jornalistas e sei da importância da categoria na sociedade”

Em entrevista o MidiaNews, Paccola disse que está arrependido de ter feito o comentário e reconhece que o momento foi inoportuno. Ele também declarou que não imaginava que o ato iria ter tanta repercussão.

O oficial garante que não fez nenhuma ameaça contra Lisânia ou contra qualquer outro jornalista.

“Os comentários agressivos foram feitos por pessoas que viram a postagem e não por mim. Respeito muito o trabalho dos jornalistas e sei da importância da categoria na sociedade. Ocorre que, infelizmente eu não posso controlar outras pessoas. Fui infeliz no comentário e estou muito arrependido. Além de ser um oficial, sou um ser humano”, disse.

Paccola também informou que o comentário lhe causou inúmeros problemas de ordem pessoal, familiar e também profissional.

“Eu fui chamado para prestar esclarecimentos no Comando, isso nunca tinha acontecido. Minha carreira sempre foi exemplar, estudei muito para chegar onde estou e estou sendo julgado por um erro. Não fujo de meus compromissos e vou responder por isso onde quer que seja, irei por espontânea vontade. Só quero que isso acabe”.

Depois da polêmica, Paccola decidiu excluir o seu perfil no Facebook. “Logo que tudo estiver esclarecido, vou fechar essa página. Não quero mais esse tipo de exposição. Eu também quero pedir desculpas a todos que eu machuquei com essa situação, principalmente a jornalista, que estava fazendo o trabalho dela”, disse.

Respeito profissional

A jornalista Lisânia Ghisi disse à reportagem que toda a situação é muito complicada e ela também não imaginou que o fato iria ganhar tamanhas proporções.

“Eu não imaginava que o assunto seria tão repercutido. A situação toda é muito complicada. Mas eu me senti muito acolhida pelo sindicato e pelos colegas de profissão”.

Mesmo com toda a exposição do caso, Lisânia afirma que não se sentiu ameaçada e revela que não teve medo. “Não teve nenhuma ameaça direta para mim, mas para a categoria dos jornalistas. Uma pessoa acabou usando o meu perfil em um comentário, mas não vi isso como uma ameaça”, disse.

Ela declarou não ter mágoas de Paccola e que só quer que o caso seja resolvido da melhor forma. “Não quero que ninguém seja repreendido, espero que tenha uma solução sim. Situações como estas não podem ocorrer. Com certeza eu aceito as desculpas dele, só basta me procurar”.



“Não quero que ninguém seja repreendido, espero que tenha uma solução sim. Situações como estas não podem ocorrer”

Sindjor e OAB

Diante da situação, o Sindjor-MT emitiu uma nota de apoio à jornalista e pediu esclarecimentos por parte da Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública).

O sindicato também informou que levará o caso ao Fórum de Direitos Humanos e da Terra Mato Grosso, e à representação brasileira da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

A OAB divulgou uma nota pedindo providências urgentes para a defesa da jornalista. Também foi informado que o conselheiro estadual Geandre Bucair já está preparando uma representação criminal para buscar a apuração dos fatos junto ao MPE (Ministério Público Estadual) e à Sesp.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, que informou que o Comando Geral da instituição já tomou providências sobre o caso. O militar envolvido já foi ouvido pela corregedoria e foi instruído a não mais comentar sobre o assunto.


Amigos da Caserna

PM promove curso nacional de promotor de polícia comunitária


A Polícia Militar da Bahia realizará nesta quinta-feira (1/11), às 9h, a aula inaugural do Curso de Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, no Hotel Pestana, Rio Vermelho, com a abertura do comandante geral da PM, coronel Alfredo Castro, seguida de palestra do subcomandante geral, Carlos Eleutério, sobre o histórico do policiamento comunitário.

O objetivo do curso é capacitar 30 oficiais e 10 delegados para serem promotores da doutrina do policiamento comunitário visando facilitar o desenvolvimento de ações em locais onde estão instaladas as Bases Comunitárias de Segurança (BCS).  

No turno da tarde, às 14h, os alunos participarão de um painel sobre as atividades desenvolvidas nas primeiras BCS instaladas na capital baiana (Calabar, Nordeste de Amaralina e Fazenda Coutos), que serão apresentadas por seus respectivos comandantes.

O curso, que terá a carga de 40 horas, será realizado no Quartel do Comando Geral, de 5 a 9/11, envolvendo as disciplinas de Gestão pela Qualidade em Segurança Pública, Mediação de Conflitos, Mobilização Social e Estruturação dos Conselhos Comunitários, entre outras.

Nota PMBA

terça-feira, 30 de outubro de 2012

PMBA visita a Arena Fonte Nova para aprimorar as ações na Copa 2014

“Conhecer a estrutura e as condições de segurança com vista a aprimorar o planejamento das ações policiais e bombeiros militares são objetivos da visita técnica do Grupo de Trabalho da Polícia Militar para a Copa 2014 (GT PMBA) às obras da Arena Fonte Nova”, disse o tenente coronel Anselmo Brandão, oficial à frente da comissão que visitou as obras do estádio, na manhã desta terça-feira (30).

Em torno da maquete da arena, a comitiva de oficiais da PM foi recepcionada pelo Gerente de Operações da Arena, Thiago Queiroz. Este fez a apresentação do projeto de forma geral e, já no auditório, os policiais conheceram os detalhes da estrutura, inclusive o local onde o efetivo ficará instalado durante os eventos.

Sob quais condições o Grupo Fonte Nova Negócios e Participações permitirá a realização de shows no complexo da Arena? Pretendemos buscar, em parceria com a polícia militar e o Corpo de Bombeiros, as definições técnicas de segurança a serem seguidas pelos promotores de eventos. Respondeu o gerente de operações à colocação do major Machado, comandante da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA).

Depois das informações teóricas, o grupo foi à obra, onde o Diretor Adjunto do Centro de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Alan Kardec, apresentou questionamentos, sugestões e ouviu explicações de Thiago Queiroz, quanto à segurança, meios de fiscalização e situações de emergência.



Workshop - No turno da tarde, das 14h às 18h, no Colégio da Polícia Militar/Dendezeiros, foi realizado o Workshop de Planejamento do GT da Copa, que reuniu oficiais representantes das unidades operacionais, especializadas e administrativas da PMBA e do Corpo de Bombeiros.

O subcomandante geral da PMBA, coronel Carlos Eleutério, abriu o evento reforçando as atividades preparatórias para os jogos que serão sediados na Bahia. "Este é um planejamento que se estende do ponto de vista estrutural, uma vez que compreende a ação da PM para a Copa das Confederações, Copa do Mundo e as Olimpíadas. Foram realizadas muitas pesquisas para a elaboração do Plano Diretor, contudo, a convalidação ocorrerá através do posicionamento técnico", afirmou.


Em seguida, o oficial do Departamento de Planejamento (Deplan), major Moabe, detalhou os projetos já realizados pela PMBA até a data de hoje. "O objetivo principal deste Workshop é apresentar aos senhores o que está consolidado e de que forma chegamos até aqui para que possamos analisar, dialogar e acrescentar novas iniciativas", acrescentou.

O esforço objetiva o reconhecimento da PM com a instituição referência nas ações de policiamento ostensivo, de preservação da ordem pública e de bombeiro nas Copas que irão ocorrer no estado.

 Capitão Marcelo Pitta/Jaguaraci Barbosa

PM prende oito homens com armas e drogas em Esplanada

Hoje, terça-feira (30), na localidade de Cachoeira, em Esplanada, policiais militares do Pelotão Especializado Tático Operacional – PETO, prenderam oito homens, que além de portarem armas e drogas, são acusados de homicídios e assaltos a cervejarias da região.

De posse de informações de populares, duas guarnições do PETO foram ao local e na abordagem ao grupo encontrou uma espingarda de socar, um revólver calibre .38, com seis cartuchos intactos, uma balança de precisão, cocaína, maconha e plásticos para embalagem da droga.

Os acusados foram apresentados na delegacia de Esplanada para lavratura do flagrante.

Jaguaraci Barbosa

PETO apreende 10 kg de maconha e conduz dois por tráfico em Feira de Santana

Policiais do Pelotão Tático Operacional da PM (PETO) encontraram 10 quilos de maconha, no momento em que a droga estava sendo prensada, dentro de uma residência, na Rua Rio Verde, bairro Conceição II, em Feira de Santana, no inicio da tarde desta terça-feira (30).

Os policiais rondavam na localidade conhecida como Ilha das Cobras, quando um adolescente foi visto em atitude suspeita e, ao ver a viatura, correu para a residência de Maylan Pereira da Silva, de 22 anos, que foi flagrado pelos PMs, prensando a droga.

 Na casa do acusado, os policiais militares também apreenderam 100 gramas de cocaína, uma balança de precisão e material para embalar a droga. Todo o material e os acusados foram encaminhados à delegacia.


Jaguaraci Barbosa

Adolescentes são apreendidos no Bairro da Paz com 185 papelotes de maconha

Policiais militares da Base Comunitária de Segurança (BCS) do Bairro da Paz apreenderam na noite de segunda-feira (29), na rua Paripiranga, dois adolescentes, de 15 e 17 anos, portando 185 papelotes de maconha prontas para serem comercializadas.

Os dois foram encaminhados à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) para a adoção das medidas cabíveis.

Nota PMBA

68ª CIPM prende grupo com produtos usados no refino de drogas em Ilhéus

Nesta segunda (29), às 13 horas, no bairro Conquista, em Ilhéus, policiais militares da 68ª CIPM/PETO realizavam incursão no local, quando flagraram Gilvan Benevides dos Santos Junior, Pippou Cleber Machado dos Santos, Lucas Santos de Oliveira, Anderson Vitório Costa, Rodrigo Mota Pereira da Silva e José Robson Santana Pereira Junior, com uma mala contendo 15 quilos de cocaína, oito litros de éter, um litro de soda cáustica (produtos usados na composição química do crack) um computador, seis celulares, um telefone fixo e R$ 125,00 reais em espécie.

Sob a acusação de tráfico de entorpecentes, os acusados, assim como o material ilícito, foram encaminhados à 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior - COORPIN, onde foi lavrado o flagrante.

 Jaguaraci Barbosa

Policial militar integra ranking dos melhores atiradores do mundo

O major da Polícia Militar da Bahia, César Oliveira Castro, e mais três brasileiros receberam o título de melhores atiradores standard de tiro prático do mundo. O evento esportivo que reuniu 400 atletas das mais diversas nações foi realizado no início de outubro, no Panamerican Handgun Championship de IPSC, no Club Paraguayo Tiro Practico, localizado em Assunção, no Paraguai. Entre as nações participantes estavam a Bolívia, Chile, África do Sul, Colômbia, Equador, Venezuela, Uruguai, Republica Tcheca, Aruba, entre outras.

Participando de competições de tiro em diversos países em campeonatos sul-americanos e pan-americanos, o major César integra a Delegação Brasileira de Tiro desde 95. Durante esses anos, o oficial já acumulou um total de seis títulos internacionais, 14 títulos brasileiros e 38 regionais. “Já participei de competições com mais 1500 atiradores de 96 países. Se destacar nesse contexto não é fácil, eu consegui, tenho orgulho disso”, enfatizou.

E não para por ai, novos desafios, como a participação nas Olimpíadas de 2016, já está nos planos do militar. “Meu maior sonho é representar a Polícia Militar e meu país numa Olimpíada, por isso estou saindo de uma divisão de arma que tem como base a pistola e partindo para espingarda. Vou começar do zero, mas estou pronto para recomeçar”, declarou.

Para aqueles que desejam seguir a carreira, o mestre resume numa só palavra: treinamento. Pois, além de ter uma base técnica, equipamento especializado é imprescindível treinamento. “Se você não treina, não será um bom atirador”, explicou.

Há 24 anos na Corporação, o major Cesar Castro, atualmente comanda a 82ª Companhia Independente da Policia Militar, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB) – Paralela.

 SD Jornalista Sérgio Cavalcante

PMRJ abre incrições para o concurso de oficiais com 60 vagas

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro abre inscrições na terça-feira (30) para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) do ano de 2013. Serão 60 vagas para homens e mulheres. Para ingresso no quadro de oficiais da Polícia Militar, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio, ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos, completos até a data de início do curso, além de altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. Não há limite de idade para policiais militares do Estado do Rio de Janeiro que desejarem se inscrever no curso.

O curso será na Academia de Polícia Militar D. João VI, em Sulacap, na Zona Oeste, e terá início em março de 2013. O término está previsto para dezembro de 2015, quando o aluno oficial é declarado aspirante-à-oficial. Depois de cumprir estágio mínimo de oito meses, o aspirante ingressa no quadro de oficiais da Polícia Militar como 2º tenente PM. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira e o regime é de internato.A primeira fase do concurso consiste na prova escrita e prova de títulos. A segunda fase terá exames antropométrico (peso e altura), físico, psicológico, médico e social e toxicológico.

A prova de títulos dará cinco pontos para quem for policial militar de qualquer corporaçãodo Brasil e cinco pontos para quem possuir graduação completa em qualquer área. Os pontos são cumulativos. Logo, se o policial militar for graduado terá 10 pontos.

A remuneração bruta (sem descontos) inicial para cadete é de R$ 1.576,37, e para o cargo de 2º tenente PM é de R$ 4.296,25. Os valores referem-se ao pagamento de fevereiro de 2013.

As provas escritas serão realizadas pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e os exames complementares ficarão a cargo do Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP), da Polícia Militar.

As inscrições devem ser feitas no período de 30 de outubro a 25 de novembro pelo site www.ibfc.org.br. A taxa é de R$ 78,00. A prova será realizada no dia 9 de dezembro de 2012 em locais a serem designados, na cidade do Rio de Janeiro.

Amigos da Caserna

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dois pesos duas medidas:COMANDO DA PM PODE PROVOCAR CRISE ENTRE PRAÇAS E OFICIAIS


O Comando da PM, a exemplo de 97, quer buscar benefícios somente para oficiais em detrimento das praças. O Projeto de Promoção busca corrigir imperfeições nas promoções dos oficiais, mas deixa de lado os problemas nas promoções dos praças. Os maiores beneficiados seriam os majores, uma vez que as vagas de Tenentes Coronéis aumentariam em quase 200% (a PM vai ter que inventar lugar para tantos Tenentes Coronéis).

Enquanto em 10 anos um aspirante chega a capitão e em alguns casos até a Major, um soldado só consegue ter uma promoção e chegar a Cabo. Já os cabos não conseguem ser convocados em 10 anos para o CEFS.
É esse tratamento diferenciado que vamos dar neste projeto?

Um 3º Sgt para ser SUBTEN demorará de 19 a 24 anos. Para que os Sargentos sejam SubTenentes teríamos que partir do principio que todo praça será 3º SGT antes de completar 5 anos de caserna. Isso acontece? Não.

O projeto trouxe revolta entre os praças, principalmente SD, CB e 3º Sgt. Os praças prometem fazer greve branca e até lotar as galerias da Assembléia Legislativa para mostrar aos Deputados Estaduais que o projeto pode gerar uma grande crise.

Fiquem atentos, os que defendem este projeto são traidores das praças. O Governador Anastásia e o Secretário Danilo de Castro terão reunião esta semana com o CABO JULIO que os alertará sobre o risco de uma grande crise que está por vir.

Pontos que não abrimos mão:
1 – Promoção dos CB e SD com 5 anos de graduação;

2 – CFO como concurso interno para que todos os integrantes da PM e BM possam progredir na carreira;

3 – Curso de Bacharel em Direito como critério para promoção a Coronel (se para ser cadete precisar ser bacharel, para ser coronel 2º Grau?);

4 – CHO com vagas divididas em 25% para 3º Sgt, 25% parta 2º Sgt, 25% para 1º Sgt e 25% para SubTen.

5 – Promoção de oficiais com 5 anos em cada posto.

6 – Não aceitamos aumento do tempo de interstício de 1 para 2 anos.


NÃO VAMOS ACEITAR GOLPE.


Amigos da Caserna

PM prende assassino de policial militar


Policiais militares da Operação Gêmeos prenderam em flagrante, na noite de ontem (27), Alexandre de Oliveira Andrade Cardoso, 18 anos, autor do disparo de arma de fogo que vitimou o sargento Juraci Brito Góes, 51 anos, morto durante um assalto a ônibus no sábado pela manhã (27). 

O acusado, que foi identificado através da filmagem do ônibus, já tinha sido preso anteriormente por roubo a coletivo. A PM realizou diligências durante todo o dia e através de informações do Serviço de Inteligência localizou Alexandre e a arma do crime em um terreiro de candomblé no bairro de Vida Nova.

Uma soldado da Polícia Militar, que se encontrava no local, foi encaminhada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para prestar depoimento, e em seguida foi ouvida na Corregedoria da PM, Pituba.


Nota PMBA

sábado, 27 de outubro de 2012

Assalto, perseguição, troca de tiros e PM liberta famía refém

Três homens morreram durante uma troca de tiros com a polícia na manhã deste sábado (27), no bairro de Águas Claras. De acordo com informações de um cabo da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Cajazeiras), os bandidos praticavam assaltos no comércio da região em um veículo roubado no bairro de Itapuã, no dia 24 de outubro.

"Nesta manhã os quatro bandidos assaltaram o mercado CBS, na rotatória de Cajazeiras VIII", relatou o PM, que preferiu não se identificar. "A guarnição da 3ª CIPM foi informada do fato e conseguiu interceptar o veículo deles, um Fiat Uno, nas proximidades do viaduto de Águas Claras. Eles se recusaram a se render, e durante o tiroteio, um dos envolvidos fez uma mulher de refém e tentou me balear, mas acabou sendo alvejado".

O ladrão, identificado pela polícia pelo prenome de Caíque, foi socorrido para o Hospital Eládio Lasserre. Mais conhecido como Rasta do Nordeste de Amaralina, o rapaz não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada na instituição.

Ainda de acordo com a PM, dois assaltantes conseguiram fugir e invadiram uma residência nas proximidades do viaduto de Águas Claras, fazendo reféns os quatro integrantes de uma família.

"Eles aumentaram o volume da televisão da casa onde estavam escondidos para disfarçar", disse o policial da 3ª CIPM. "Um dos bandidos, que ficou ferido durante a troca de tiros, também tomou banho para  limpar o sangue no corpo. A família feita refém tambés nos contou que eles cheiravam cocaína no local".

No entanto, a localização da dupla foi descoberta pela PM, que com a ajuda de uma guarnição das Rondas Especias (Rondesp), conseguiu libertar a famíla após uma nova troca de tiros. Os dois assaltantes foram baleados durante o tiroteio e socorridos para o Hospital do Subúrbio, onde deram entrada por volta das 11h. Os suspeitos, que ainda não foram identificados pela polícia, já estavam mortos ao darem entrada na unidade médica.

De acordo com testemunhas, o quarto integrante da quadrilha tomou uma motocicleta de assalto e fugiu durante a troca de tiros. A PM afirma estar de posse das filmagens do assalto ao mercado CBS, e ainda disse que um revólver calibre 38, uma pistola 380 e uma pistola de calibre 45, de uso exclusivo das Forças Armadas, foram encontradas com os bandidos.

O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), mas até o momento o quarto homem envolvido no assalto e troca de tiros com a polícia continua foragido.

Sargento da 3ª CIPM é morto durante assalto a ônibus em São Cristovão

Um sargento da Polícia Militar foi morto durante um assalto na manhã deste sábado (27), no bairro de São Cristovão, em Salvador. Juraci Brito Góes, 51 anos, estava de folga durante o crime, que ocorreu dentro de um ônibus de transporte coletivo.

O PM entrou pela frente do ônibus da empresa Dois 2 de julho no momento em que dois assaltantes entraram pelo fundo. Juraci teria feito menção de levantar os braços e foi baleado. De acordo com a assessoria da Polícia Militar, ele foi socorrido para o Hospital do Aeroporto, mas não resistiu.

Os assaltantes fugiram com destino ao Planeta dos Macacos e ainda não foram localizados. O caso é investigado pelo Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc). O sargento trabalhava na 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Cajazeiras). 

Correio da Bahia

Sargento PM morre baleado em assalto a ônibus

Hoje (27), por volta das 08h30, o policial militar foi vítima de disparos de arma de fogo, em um roubo a ônibus praticado por dois elementos, no bairro de São Cristóvão.
O sargento PM Juraci Brito Góes,51 anos, que integrava a Corporação há vinte e oito anos, será sepultado no domingo (28), às 11h da manhã, no cemitério do Campo Santo.
 
Nota PMBA

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Polícia é polícia


Muito estranho alguns setores da sociedade manifestarem crescente preocupação com a morte de marginais em confronto com policiais civis ou militares e, ao mesmo tempo, silenciarem em relação aos agentes da lei executados com frequência no Rio e também em São Paulo. Vivemos uma guerra aberta e temos de estar ao lado de quem nos defende, que são os policiais.

É claro que as polícias precisam de uma operação ‘ficha limpa’, afastando os maus elementos, o que, de certa maneira, vem sendo feito. Necessário também executar programa de treinamento e capacitação que melhore a formação do policial e, consequentemente, o remunere melhor. Além de equipamentos de última geração, como pistolas com mira a laser, o que eliminou a chamada ‘bala perdida’ onde são usadas, como em Israel.

Muita coisa deve ser feita, a começar por impedir que oficiais sejam sócios de firmas de segurança e, no caso de bombeiros, de empresas de projetos de licenciamento de edificações contra incêndio. E isso, pelo menos, num período de quarentena de cinco anos e a interdição devendo incluir parentes de primeiro grau neste tipo de empresa. Assim, evitam-se constrangimentos como os de um oficial possuir um carro de R$ 600 mil.

O Rio está mudando com as UPPs, o povo apoia, ganha em qualidade de vida e tranquilidade. Portanto, não tem cabimento essa campanha que, na verdade, pretende inibir a ação policial, sem a qual a população estaria desprotegida. Ninguém advoga violência, muito menos crimes contra a vida, mas polícia é polícia; bandido é bandido. Mortos estão em ambos os lados. Sendo que um defende o cidadão e o outro quer lhe tomar o patrimônio, a família e, se julgar necessário, a vida.

Não dá para entender o que se passa nessas cabeças, quando eles mesmos podem ser alvo de uma violência na rua ou em sua própria casa, nesta guerra que, finalmente, a sociedade sente a vontade — e a coragem — política de ser enfrentada. Prestigiar os policiais faz lembrar o dito popular do “ruim com eles, pior sem eles”.

Jornalista Aristóteles Drummond

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Esquadrão Águia conduz três assaltantes de veículos em flagrante


Nesta quinta-feira (25), na Avenida Barros Reis, às 10 horas, uma guarnição do Esquadrão de Motociclistas Águia surpreendeu em flagrante, por roubo de um veículo GM/Astra e porte ilegal de arma de fogo, Hebert do Rosario de Oliveira, 19 anos, Toni Ribeiro Lemos e um adolescente.

Os policiais militares patrulhavam o bairro do Dois Leões, quando foram informados por um transeunte sobre o roubo e as características do automóvel. Imediatamente os PMs deslocaram e, já na Barros Reis, interceptaram o carro com os acusados e em poder deles um revolver calibre .38 com quatro munições picotadas, uma trouxa de maconha e R$ 95,00 reais em dinheiro, além do documento e chave de um GM/Montana, placa JPP 3971, tomado de assalto hoje, no bairro do Campo Grande.

O adolescente foi encaminhado à Delegacia do Adolescente Infrator  - DAI, e os outros acusados, assim como os produtos de apreensão, foram apresentados na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos DRFRV.

Jaguaraci Barbosa

terça-feira, 23 de outubro de 2012

CIPE/Sudoeste prende líder de tráfico em Vitória da Conquista

Na tarde desta segunda-feira (22), no Bairro Pedrinhas, em Vitória da Conquista, policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Sudoeste (CIPE/Sudoeste) prenderam o líder do tráfico no bairro, Alessandro Santos Paes, conhecido por “Zói”, 23 anos. No ponto de venda de drogas de Alessandro, os policiais encontraram R$ 1.305 reais, 113 pedras de crack e 37 trouxas de maconha prontas para consumo, além de vários aparelhos eletrônicos como iphones, netbooks e celulares.

A prisão partiu de informações colhidas pelo serviço de inteligência da CIPE/Sudoeste, que possibilitou aos PMs chegarem ao local no momento em que o acusado receptava aparelhos eletrônicos roubados em lojas da cidade e que seriam depois trocados por drogas.

Alessandro é acusado de vários homicídios na localidade. Ele, o material apreendido e outras quatro pessoas foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil do Distrito Integrado de Segurança Pública da cidade.

Jaguaraci Barbosa

Vítima aciona GARRA e dois homens são presos na avenida ACM

Ao roubarem R$ 97 reais de um cidadão, Francislei Jesus dos Santos e Celso Figueiredo Ferreira não contavam com a ação do Grupo de Ações Rápidas e Repressivas (GARRA) do Esquadrão Águia, que frustrou a fuga e os prendeu em flagrante às 18 horas de segunda-feira (22), na Avenida Antônio Carlos Magalhães, em frente ao Hiper Posto.

Patrulhando o local no exato momento do roubo, a guarnição da Polícia Militar foi solicitada pela vítima e, mesmo sendo percebidos pelos assaltantes em fuga, os PMs prenderam os acusados e os apresentaram na 1ª Delegacia, nos Barris.

Jaguaraci Barbosa

ARTIGO: O policial, o crime e a segurança

Vive-se em São Paulo uma situação contraditória e em todos os aspectos inaceitável. Os tradicionais e já conhecidos adversários da instituição policial acusam-na de truculência e chegam a propor sua extinção, mesmo sem saberem o quê colocar no seu lugar. Por outra parte, policiais – inclusive de folga e aposentados – são assassinados por criminosos que supostamente agem a soldo do crime organizado. 

Mesmo assim, com os inimigos querendo acabar com a polícia e os policiais sendo assassinados,  São Paulo é o 25º Estado onde menos se mata, segundo o Mapa da Violência 2012, registrando 10 homicídios para cada 100 mil habitantes. Existem 24 Estados onde o número de mortes é proporcionalmente maior. O Rio de Janeiro, por exemplo, tem 30 e Alagoas registra 73 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes.

É inegável que os policiais paulistas, mercê de suas atuações, vivem o incômodo de ver seus colegas executados por criminosos. Mas, mesmo diante das pressões, continuam atentos em seus postos e no cumprimento das obrigações de ofício. E, quando extrapolam no exercício do dever, são investigados, processados e punidos e até expulsos pela própria corporação, sem prejuízo das sanções penais cabíveis para cada caso.

Setores da sociedade têm defendido o agravamento das penas para os criminosos que atacam policiais e autoridades como meio de baixar o ímpeto dos agressores. É um caminho, mas a solução do problema é mais complexa e demanda outras providências. De nada adiantaria só o asseveramento das penas, levando-se em consideração que os ataques não são frutos da vontade de um desafeto, mas de complexos esquemas criminosos que têm objetivos mais profundos e pouco se importam com o tamanho da pena a que serão submetidos os executores das ações.

A solução não está exclusivamente na ação policial e na atribuição das penas aos envolvidos. Se dependesse da ação policial, certamente não teríamos problema, pois nunca se prendeu tanto quanto nos últimos anos. A Justiça, ouvido o Ministério Público também, tem aplicado severas penas aos envolvidos. Mas, a partir daí, começam os percalços que levam à consolidação e o agravamento do caos já iniciado pela falta de estrutura social que levou o indivíduo a tornar-se criminoso.

Recente estatística revela que o sistema penitenciário de São Paulo abriga 170 mil detentos e possui apenas 100 mil vagas. Isso reduz a qualidade de vida nas prisões e traz tensões diversas. É do conhecimento geral que os apenados não recebem um tratamento eficiente pela sua recuperação e, devido às carências do sistema, acabam socorridos pelas organizações criminosas que cobram sua volta à delinqüência depois de conseguida a liberdade.

É preciso, principalmente, repensar o sistema carcerário. Essa estrutura, arcaica e deteriorada, custeada pelos impostos pagos pela sociedade, deve estar efetivamente voltada para a recuperação do detento, oferecendo-lhe reais oportunidades de estudo e qualificação e nele despertar o desejo de mudar de vida. As penas impostar pelo Judiciário têm de ser rigorosamente cumpridas e o apenado precisa ter a certeza disso. Não há que se reforçar nem abrandar aquilo que a lei penal estabelece. Questão de justiça, que deve ser igual para todos. 

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo, aspomilpm@terra.com.br) 

Amigos da Caserna

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Movimento Reaja Brasil quer tornar hediondos crimes contra agentes da lei

Ato de lançamento inicia coleta de assinaturas para apresentação de projeto de iniciativa popular ao Congresso Nacional.
Desde janeiro deste ano, mais de 80 Policiais Militares, 4 Policiais Civis e 16 agentes penitenciários foram mortos no Estado de São Paulo. Essa proposta é para agravar a pena de crimes praticados contra agentes do Estado e torná-los hediondos.

A AFAM solidária aos policiais militares vítimas de covardes atentados e a seus familiares adere a essa causa e pede sua colaboração para assinar esse Projeto de Lei: Reaja já BRASIL!! Diga um basta para impunidade!!

Para que o projeto de iniciativa popular seja apresentado à Câmara dos Deputados, é necessário que ele seja subscrito por, no mínimo, 1% do eleitorado nacional, o equivalente a 1,4 milhões de eleitores distribuídos por pelo menos cinco Estados.

Portanto, assine já !!!  E divulgue para os amigos !!!

12º BPM ganha quatro novas motocicletas


Além de ganhar a sua primeira base de segurança comunitária no próximo dia 23, a população de Camaçari contará com ainda mais reforços no combate à violência na cidade.

De acordo com o comandante do 12º BPM, coronel Demósthenes Pereira, a polícia acaba de ganhar quatro novas motocicletas. Apesar de a PM já contar com 18 veículos do tipo, o comandante comemora a chegada dos novos, que contribuirão para o aumento do policiamento.

Demósthenes explica que, nas áreas em que a topografia é complicada, as motocicletas têm um papel singular: “Neste caso, elas fazem um trabalho mais eficiente que as viaturas”.

Base-Comunitária
Com um efetivo de 80 policiais e, posteriormente mais 40 PM’s, as ações da Base - instalada no bairro Phoc II - cobrirão um raio de seis quilômetros, que incluem os bairros Phoc I, II e III, Burissatuba, Gleba E, Lama Preta e adjacências.

ASCOM/12ªBPM & Fatos e fotos

domingo, 21 de outubro de 2012

Homem é preso transportando anabolizantes clandestinamente

 No sábado (20), às 0h 30, no Ponto de Apoio R.S. Silva, em Capim Grosso, durante a Operação Intensificação, policiais militares da 24ªCIPM prenderam Antônio José Araújo da Silva, 48 anos, por transporta anabolizantes, sem autorização.

Dentro do ônibus que ia de Feira de Santana para Sobradinho, Antônio portava uma mala com medicamentos, dentre os quais havia mais de 100 ampolas de anabolizante injetável.

O acusado foi apresentado na delegacia do município, onde foi autuado em flagrante.

Jaguaraci Barbosa

Sinal de luz leva dois à prisão na Jequitáia

Avenida Jequitáia, nas proximidades da Polícia Rodoviária Federal, uma viatura da 16ª CIPM em deslocamento, um sinal de luz e mais uma dupla de assaltantes de coletivos foi retirada das ruas, neste sábado (20), às 14 horas.

Após assaltarem um ônibus da linha Marechal Rondon/Barroquinha, na Ladeira de Santana, Leanderson Tavares Costa, 23 anos, e um adolescente de 17 anos tomaram um outro coletivo na fuga. Mas, enquanto partilharem o produto do roubo no coletivo, a frente deste vinha uma guarnição da PM, que percebeu o sinal de luz do motorista, abordou o veículo e um passageiro indicou os suspeitos.

Eles entregaram cinco telefones celulares, além da quantia de R$ 24,00, produtos do referido roubo e foram conduzidos, junto com o material, ao GERRC, para lavratura do flagrante.
 
15ª CIPM flagra tráfico aos fundos de casa de show em Itapuã
 
Flagrados por policiais militares da 15ª CIPM, praticando tráfico de drogas, César dos Santos Cerqueira, 23 anos, e Jean Carlos Pinho Dórea, 29 anos, foram presos e um adolescente de 17 anos, apreendido. Eles estavam com 21 papelotes de cocaína e 15 pedras de crack, às 21 horas, deste sábado (20) na Rua Aristides Nilton, em Itapuã.

Os PMs incursionavam no local, atrás das casas de show Língua de Prata e Jangada, e, ao abordar o trio, encontrou a droga.

O adolescente foi levado à Delegacia do Adolescente Infrator – DAI e os outros acusados, foram apresentados na 12ª Delegacia, para adoção das medidas pertinentes.

Jaguaraci Barbosa

Adolescentes são apreendidos com rádio comunicador traficando no Rio Sena

Neste sábado (20), às 6 horas, na Rua Nova Esperança, em Rio Sena, policiais militares da Base Comunitária de Segurança – BCS, prenderam Edson Conceição Lopes e Edilson do Nascimento Farias e apreenderam  três adolescentes, por tráfico de drogas. Com o grupo foram 81 trouxas de maconha, um rádio HT, uma balaclava, três munições calibre .38 e a quantia de R$ 96,00.

O flagrante aconteceu, quando em ronda na localidade, os policiais suspeitaram do grupo e na abordagem identificaram o material ilícito, o que motivou a apresentação dos adolescentes infratores na Delegacia do Adolescente Infrator – DAI, e dos demais, assim como o material, na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes – DTE.

Jaguaraci Bahia

200 PMs são capacitados para proteger crianças e adolescentes em megaeventos

Os policiais militares da Bahia darão atenção redobrada na defesa da infância nos grandes eventos culturais e esportivos. Este cuidado é resultado do curso “O papel da Polícia Militar na proteção de crianças e adolescentes nos megaeventos”, concluído nesta sexta-feira (19) por 200 PMs em solenidade no auditório do Colégio da Polícia Militar (CPM), na Avenida Dendezeiros. 


 A cerimônia de encerramento contou com as presenças do diretor da Academia de Polícia Militar (APM), coronel Gilson Santiago, da representante da Unicef no Brasil, Helena Oliveira, entre outras.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Polícia Militar da Bahia (PMBA), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA), visando coibir o trabalho infantil, a exploração sexual, o consumo de álcool e drogas, entre outras violações. A idéia do projeto, que envolve mais de 40 entidades, é contar com uma rede de proteção articulada e integrada voltada para a proteção deste público.

Durante o curso foram ministrados os módulos: o contexto dos megaeventos, a infância e adolescência em situação de risco e a rede de atenção à infância e a adolescente.

Já a diretora do programa de direitos e proteção da criança e do adolescente da UNICEF, Helena Oliveira, lembrou da importância do comprometimento da Polícia Militar com o ECA. “É a abertura do diálogo entre o sistema de garantias de direito e o sistema de segurança pública”. Em seu discurso Oliveira ainda mostrou a vontade de ampliar essa atuação em outros estados.

Cida de Roussan, coordenadora de projetos especiais do CEDECA, ressaltou o envolvimento de diversos parceiros neste projeto. “Já temos 50 entidades envolvidas para construir um protocolo voltado para todos os eventos de entretenimento na proteção de crianças e adolescentes” .

Para o aluno a oficial Enrico, o curso foi importante para conhecer os procedimentos ao se deparar com uma situação de vulnerabilidade “A PM aborda, pergunta pelos responsáveis e encaminha ao Conselho Tutelar, além de conscientizar os pais e responsáveis sobre o tema”, destacou.

O coronel Gilson Santiago reafirmou que este curso proporciona uma sensibilização do policial militar, propiciando uma abordagem diferenciada e da expectativa de estendê-lo a toda a Polícia Militar. “Além da capacitação técnica, do momento de sensibilização de consecução de valores e compreensão da realidade a partir do tratamento deste público como vítimas e não como infratores”, finalizou.

 
Auana Rúbio - DCS/PMBA

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

PM desarticula quadrilha que explodia caixas eletrônicos


A Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE)/Sudoeste desarticulou na noite de quinta-feira (18), em Vitória da Conquista (BA), uma quadrilha responsável por explosão de caixas eletrônicos no estado.

Os seis integrantes foram surpreendidos pela PM no momento em que planejavam explodir o caixa eletrônico do Centro Industrial dos Imborés, situado em Vitória da Conquista. Os policiais militares chegaram ao grupo após investigações do setor de inteligência da CIPE/Sudoeste e prendeu o grupo numa casa localizada na Avenida Serrinha, no bairro Ibirapuera.

No local foram apreendidos uma carabina Puma calibre 44 carregada, um Ford/Focus roubado, diversas peças de carro, duas placas de veículos, 303 gramas de maconha, insumo usado na preparação de crack, uma balança de precisão, uma touca ninja, uma TV de 42 polegadas e diversos celulares. 

Os membros da quadrilha foram identificados como João Cardoso Pinheiro Neto, 27 anos, Jéferson Ferraz, 21 anos, Alison Ribeiro, 19 anos, Felipe Santos, 25 anos, Marcos Profeta dos Borges, 25 anos, e Eduardo Santos Almeida, 18 anos. 

Marcos Profeta era procurado pela polícia e líder da quadrilha responsável pelo assalto a uma agência dos Correios, ocorrido no Bairro Brasil. Além dos crimes de roubo e um duplo homicídio, esse mesmo grupo explodiu no mês passado o caixa eletrônico de uma agência bancária em Ribeirão do Largo (BA).

Os indivíduos e todo o material foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública.

Nota PMBA

1ª CIA 3 X 2 Oficiais resultado mais expressivo da Rodada


O  I Campeonato de Futebol Social Coronel Alfredo Castro teve, na manhã desta sexta-feira, a realização de mais uma disputada rodada.  O quartel recebeu a visitação de parentes e amigos dos atletas policiais, que buscaram incentivar a todo tempo os jogadores. Foram realizados os seguintes jogos 6ª CIA X PCS, vitória do PCS por WO; e 1ª CIA 3 X Oficiais 2

Apesar da derrota, o grande destaque das partidas foi a excepcional performance de dois brilhantes jogadores: O Capitão dentista Galvão e o Tenente Maurício, estes, inclusive, já estão sendo sondados pelos técnicos do Bahia e Vitória para atuarem no campeonato baiano de 2013.

Após os jogos, os árbitros, comissão técnica e jogadores participaram de um delicioso almoço no refeitório do Batalhão. Na próxima semana, teremos a realização da penúltima rodada desta 1ª Fase, quando a 3ª CIA enfrentará o forte e aplicado time do PCS, enquanto a 2ª CIA pegará a 6ª em jogo decisivo para as pretensões de ambas as equipes.

 ASCOM 12º Batalhão/Camaçari 

Arquivo do blog