Translate

domingo, 1 de setembro de 2013

O ato do magistrado reflete quem é o verdadeiro crucificado social: o Policial

Respondendo ao quadro de um magistrado no qual um PM atira em um negro crucifucado:

É lamentável que um Juiz encarregado de promover a justiça não reflita sobre a imolação dos policiais brasileiros. O autor da gravura deve ser um obtuso e/ou agente de mudança de foco, servindo a quem? a organização do crime? Inocentes úteis? Será? Que Deus os ilumine. 


Pasmem!, incapazes de refletirem e conceberem a realidade social. Quem deveria estar na cruz, crucificado dia após dia pelos incautos, era o Policial de quem cobram o saneamento das alterações da ordem pública num cenário onde faltam: pedagogia familar, permeada de princípios e valores; educação construtiva da cidadania; saúde que respeite a dignidade da pessoa humana; alimentação e moradia, para muitos, acrescida de segurança jurídica e da mobilidade urbana.

Até que me provem em contrário, responsabilizar Policiais pelo sacrifício de negros e pobres é desvio de foco. Porque numa reflexão racional é fácil entender que só existe uma raça. A Raça Humana. A cor da cútis não diferencia nimguém, em todos nós jorra nas veias a cor escarlate. Alguém prova ao contrário? por outro lado, nas Academias de Polícia em todos os cursos de formação e capacitação, nos seus Projetos Políticos Pedagógicos não permeiam discriminacões, muito pelo contrário, são recheiados, inclusive com dinâmicas e vivências, pelos princípios fundamentais que respeitam a dignidade da pessoa humana. 

Em toda formação Policial o que vigora é a defesa da vida e da liberdade. Procedimentos contrários não se aprendem "interna corporis". Alguns já trazem dos princípios e valores incorporados no seu viver familiar e social. Policial é oriundo de concurso público.Para 2.000 vagas concorrem quase 200.000 candidatos. Acredito que é uma boa amostragem da socidade em que vivemos, dos valores e concepções do que pensam e do imaginário popular.

Portando Exmo Sr. Juiz e Ilmo Sr Cartunista Carlos Latuff respeitem a Instituição Policial e seus homens e mulheres que laboram 24hs(dia e noite) em prol da paz social, para que todos, inclusive vossas excelências e senhorias,com um pensar e proceder insidioso e perverso possam dormir em paz e se locomoverem sem serem molestados.
                                                                                             

2 comentários:

Arquivo do blog